2006-05-18

E falando em serendipity...

Olhem que servicinho legal do yahoo eu achei: http://answers.yahoo.com/

É o seguinte: vc "posta" a sua pergunta e alguma boa alma lá responde. (coloquei o "posta" entre "" porque acho que postar não faz parte do português, apesar que eu posso estar errado, jah que no site do correios tem postar, e não no contexto de fórums)

O google também tem um serviço de answers (http://answer.google.com/answers/), só que esse é pago.

Ambos são em inglês. Dei uma procuradinha rápida no do yahoo e não achei perguntas em português.

Antigamente, havia um site associado ao fulano que tinha essa mesma idéia de vc poder perguntar algo e outras pessoas responderem. Mas esse site deve ter falido. Foi muito tempo atrás. Será que alguém lembra do nome dele? Vou postar essa pergunta lá no yahoo, hehehe.

15 comentários:

Suelen disse...

Como a internet era inofensiva antigamente... Saudades.

Estou aqui num nó da tese e, para dar aquela afastada (procrastinada), tive a genial ideia de olhar o arquivo do seu blog... Será que vc vai ver isso?

Não é q vc mudou bastante a "linha editorial"? Qts anos vc tinha nessa época? Sem julgamentos, eu não acho jovens bobos nem nada, aliás, eu amo dar aula para Ensino Médio e anos iniciais da graduação. Gente velha é que resiste a mudar de ideia, daí complica ensinar qlqr coisa.

Andarilho disse...

Eu leio todos os comentários, já que o blogger me manda por e-mail (a não ser os que ele acha que são spam).

Nessa data eu tinha 26 anos.

No começo eu postava aqui coisas que achava úteis. Depois desencanei.

Suelen disse...

Eu lembro mesmo das antigas postagens sobre mundo do trabalho. Só as mais pessoais q me surpreenderam. Gostei.

Vc acha q hj tem mais interesse/acessos do q antes?

Andarilho disse...

Interesses não tenho mais ou menos. Alguns mudaram, mas a quantidade deles tende a ser mais ou menos igual. Isso por falta de tempo.

Agora, quanto ao acesso, com certeza aumentou. De maneira geral, vem aumentando cada vez mais o acesso. Tirando o fato que a gente tende a aumentar o $$$ com o tempo, e dinheiro é acesso, o mundo ficou muito mais acessível também.

Suelen disse...

Vc consegue monetarizar suas postagens? Ou não entendi direito?

Andarilho disse...

Não entendeste direito. Vc perguntou se eu tenho hj mais interesses/acessos que antes. Eu disse que hoje tenho mais acesso porque hoje eu ganho mais dinheiro, não do blog, mas do salário normal mesmo. Quem tem carreira tradicional tem essa tendência: conforme o tempo passa, a probabilidade de vc ir ganhando mais, aumenta.

O google já pagou um pouco mais, hoje em dia o dinheiro está no youtube. Pra blogs e conteúdo impresso, o valor da propaganda caiu muito, comparando-se a anos atrás.

Suelen disse...

Ah, acho q a minha pergunta é q foi ambígua, eu queria saber se havia mais interesse e acesso por parte das pessoas q visitam seu blog hj em relação ao início. Se a mudança dos conteúdos afetou o número de visitas e de interações.

O meu número de acessos só caiu ao longo dos anos... Mas acho q é pq eu saí das redes sociais, onde eu costumava divulgar as novas postagens. E tb tem o quesito de q, há 14 anos, meus amigos eram adolescentes como eu, com muito tempo livre, e havia menos competição de outros conteúdos.

Mas sei lá... Depois me diz como é com vc, mas eu quase gosto de pensar q ninguém me lê. Tipo o Zaratustra do Nietzsche, um livro (blog) para todos e para ninguém.

(Sigo procrastinando a tese, como pode ver... E tb a nostalgia não passou hj)

Andarilho disse...

Eu realmente não tinha entendido a sua pergunta.

Mas a resposta é não. De modo geral, há dez anos, blogs eram muito mais acessados, incluindo o meu. Hoje quem não migrou pro youtube (e as novas redes sociais de vídeo, como instagram/tiktok e outros que chegarem), fica minguando clicks.

Isso vem de vários anos pra cá, e não acho que deve ter a ver com o conteúdo daqui.

Como comparação, o melhor momento do blog foi na época em que eu mesclava esses posts de imagens com as transcrições do Max Gehringer. O youtube não era tão acessível (banda era cara, os celulares ainda não eram o que são hoje), redes sociais era Orkut.

Depois desse pico, foi diminuindo cada vez mais. Mesmo com o conteúdo continuando por um bom tempo o mesmo. Pra mim, isso evidencia a migração pro formato vídeo, ao invés de texto. Como apoio a essa conclusão, repare no fato de que cada vez mais, mesmo veículos jornalísticos mais tradicionais do texto, vêm colocando seu conteúdo também em formato de vídeo (e eventualmente áudio). Se grandes mídias estão fazendo isso agora, é porque esse trend já se estabeleceu (grandes empresas sempre são mais lerdas).

E hoje quase ninguém lê mesmo. Nem jornais ou revistas, a quantidade de gente que lê (e não só olha o headline) é baixíssima. Por isso temos uma enorme quantidade de títulos com clickbait (mesmo que muitas vezes o texto da matéria seja até corretinho). Se um jornal grande não tem quem lê, imagina eu.

Eu ainda escrevo aqui como passatempo. Mas "escrever" é um elogio grande, eu só faço um texto rápido pra colocar umas palavras-chave. Hoje ninguém lê mesmo, então o foco fica nas imagens. E eu gosto, porque coleciono essas imagens no HD. Sempre fui de colecionar alguma coisa, mas objetos físicos tomam muito espaço e trabalho. jgps não.

Suelen disse...

Sim, acho que sua explicação resume bem o cenário. Mas, apesar das mudanças, vc continua seguindo e comentando vários outros blogueiros? Percebe se mais gente da antiga continua ativo?

A meu ver, o blog, apesar de não ser mais tão pop, é mais duradouro que diversas outras mídias, pq ainda tem algo de "conjunto da obra". E isso a maioria das redes sociais, por serem muito prolixas, velozes e dispersivas, não conseguem ter.

Então vc é um colecionador de imagens? Achei uma descrição poética. Eu já colecionei muita coisa física, hoje prefiro só me desfazer de coisas. Até livros tenho doado, embora para cada um que eu doe compre outros 50. Tenho um pouco de angústia de coisas entulhadas, mas tb sou consumista. Daí fica nesse impasse.

Andarilho disse...

>> Mas, apesar das mudanças, vc continua seguindo e comentando vários outros blogueiros? Percebe se mais gente da antiga continua ativo?

Não. Ninguém. Há alguns anos vi que alguns estavam migrando seus "diarinhos" pro facebook, mas como eu nunca gostei de usar o facebook, não sei se foram pra frente.

Suelen disse...

E como é a vida sem ler os "diarinhos" alheios?

Andarilho disse...

É a mesma. Todo mundo entra e sai da vida. O que faz a diferença é o enquanto.

Suelen disse...

Que zen...

Mas vou especificar. Sem o contato com esses relatos pessoais, já que vc não está nas redes sociais e as pessoas já não os postam em blogues, vc acha que sua relação virtual com as pessoas mudou? Não ficou mais solitário, por exemplo?

Andarilho disse...

Não, eu sempre fui solitário.

E eu nasci e cresci fora da Internet, então minha relação através desta é diferente, especialmente comparando com gente mais nova, que já nasceu com internet, smartphones, etc.

Pra gente mais nova, não existe diferença entre virtual e real. Pra mim, é muito diferente. Gente nova considera seguidores, followers, ou sei lá como se chama na rede específica, como uma espécie de conhecido ou amigo. Pra mim, se eu não conheço na vida real, são basicamente stalkers :D

Suelen disse...

Entendi.