2007-10-23

Viagem a Curitiba - Algumas impressões

Já havia ido a Curitiba várias vezes, mas sempre eram o que eu chamo de viagens "bate-estaca", já que eu chegava em Curitiba de manhã e de tarde ou noite do mesmo dia, eu já estava indo embora. Mas desta vez foi diferente. Como eu tinha que estar lá na sexta de manhã bem cedo, sábado e segunda, não valeria a pena ficar indo e voltando de Curitiba/Floripa. O jeito foi ficar num hotel.

Como eu praticamente só tinha compromissos pela manhã, tive todas as tardes livres. Graças a isso, pude conhecer um pouco melhor a capital do Paraná, pelo menos o Centro, que foi onde eu passei praticamente todo o tempo.

A primeira coisa que a gente nota andando pelo Centro é a quantidade de agências do Itaú. Talvez seja porque o Itaú comprou o antigo banco do estado do PR, o Banestado, mas a impressão que se tem é que a cada esquina tem um Itaú. (Aliás, pesquisando no Google, o primeiro resultado por 'Banestado' é o site do Itaú.

Uma outra coisa que o centro de Curitiba tem de sobra são praças. Não são graaandes praças, mas são várias. Olha só no mapa abaixo, de uma parte do centro (pego do Google Maps). Só nesse pedacinho, são 7 praças!! Eu particularmente gostei muito disso, as praças contrapõem um pouco o ambiente cheio de prédios, tornando uma voltinha pelo centro, mais agradável. Fora que essas praças servem a outro propósito, que é o de centralizador de linhas de ônibus. Pra quem mora em Florianópolis, é uma grande diferença, pois não existe um grande terminal como aqui no centro de Floripa.



Por último, não posso de deixar de comentar o arranjo das ruas no centro de Curitiba. Algumas das principais ruas claramente eram de duas mãos, e hoje em dia, elas são de mão única. Apesar de as vezes isso encher quem dirige, no geral, isso acaba desafogando um pouco tráfego. Uma solução que bem que podiam usar em Florianópolis, algumas ruas, como a Lauro Linhares na Trindade, na hora do rush são um inferno.

Bem, ao longo do tempo, irei postar mais alguns comentários sobre esta minha viagem a Curitiba =P

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou adorando ler sobre sua viagem a Capital Ecológica...Pena mesmo não termos nos conhecido ainda!
Beijos
T I N I N