2007-12-14

Profissionais que deram certo foram os que correram riscos

Mais uma transcrição do comentário do Mr. Max para a CBN, via podcast:

Profissionais que deram certo foram os que correram riscos

Meu nome é Samuel e tenho 28 anos. Acho que você já disse, que em termos numéricos, a grande maioria das empresas brasileiras, é "de dono". São milhões de pequenas empresas, com no máximo, 30 funcionários. Pois bem, eu trabalho exatamente em uma empresa assim. Ela tem um dono que manda e desmanda, um gerente que não faz nada sem consultar o dono, dois supervisores que já estão na empresa faz vinte anos, e 27 funcionários.

Infelizmente, eu não tenho escolaridade para tentar uma vaga numa dessas empresas grandes e maravilhosas. Mas já falei com meu supervisor que eu almejo mais, e ele conversou com o gerente para ver se havia alguma oportunidade para eu me desenvolver. Como eu esperava, o gerente não disse nem sim, nem não, ele só comentou o meu caso com o dono. E o dono respondeu que eu deveria estar feliz por ter um emprego, e ponto final.

E isso me fez abrir os olhos. Será que eu devo aceitar um ponto final que vai durar 30 anos?


Caro Samuel, você não apenas trabalha numa empresa que é a base do mercado de trabalho, você também representa milhões de empregados MUITO semelhantes a você. Embora eu não seja muito fã de livros de auto-ajuda, tenho que admitir que eles estão certos, quando afirmam que sempre existe uma pessoa especial perdida numa multidão de gente, aparentemente igual. Mas essa pessoa só começa a ficar diferente das outras, quando ela decide tomar conta de seu próprio destino ao invés de entregá-lo a supervisores, gerentes e donos, quando ela decide criar oportunidades, ao invés de ficar esperando que elas apareçam por cortesia de alguém.

O que você já descobriu, Samuel, é que você é diferente de seus 26 colegas. Agora, você tem que correr riscos, mudar de emprego ou até pensar em ter o seu próprio negócio. Numa situação assim, nem todos os que tentam dão certo. Mas, os que deram certo, foram os que tentaram.

Max Gehringer, para CBN

/***************************************************

Outras transcrições do Max Gehringer, e posts sobre trabalho, carreira e afins, veja a tag carreira aqui do lado.

Já falei que sou fão do Mr. Max? =D

Um comentário:

CintiaYamane disse...

ó_ò.. eu axo que isso serve pra minha pessoa... estamos passando por momentos ruins e acho que é agora que eu deveria arriscar ... pq depois que fica velho, tem filho, familia, vira outra coisa ne..