2008-01-28

Clássicos do Mundo Corporativo: Verbetes do dicionário das empresas - by Max Gehringer

E aqui estamos nós, com mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer para a CBN, disponível via podcast, do dia 25/01/2008.

Clássicos do Mundo Corporativo: Verbetes do dicionário das empresas

Para quem anda meio confuso com certas palavras e expressões comumente utilizadas em empresas, aqui vão algumas definições:

Benchmark é quando nós copiamos o que os outros fazem. Quando os outros copiam o que nós fazemos, aí, é plágio.

Projeto de vital importância é aquele que tem 3 etapas: um planejamento minucioso, uma execução adequada e uma ótima desculpa.

Estratégia mercadológica é a capacidade que uma empresa tem de repetir as mesmas falhas, ano após ano, mas sempre a partir de dados novos e mais confiáveis.

Avaliação de cargos é a constatação de que um mecânico, que consegue resolver um problema com uma martelada, ganha muito menos do que um burocrata, que consegue esticar o mesmo problema escrevendo um relatório.

Coerência nas decisões significa que a empresa adota um processo lógico para cometer erros.

Funcionário insubstituível é aquele que tem uma função na empresa que nenhum outro funcionário está interessado em assumir.

Momento de indefinição na carreira é aquele período em que uma pessoa se considera, ao mesmo tempo, muito velha para tentar e muito jovem para desistir.

Finalmente, diversidade. Diversidade é saber reconhecer que as pessoas são diferentes. Numa reunião, por exemplo, sempre existem dois tipos de pessoas: as que ficam fazendo estrelinhas no papel, e as que ficam fazendo papel de estrelinhas.

Max Gehringer, para CBN.

/***********************************************

Agora, esse último parágrafo, sobre as estrelinhas e os papéis, foi genial. Conciso, bem humorado, e sobretudo, verdadeiro.

Falando em termos usados no mundo corporativo, isso lembrou o outro comentário, sobre o uso de termos em inglês, o qual já transcrevi aqui: Clássicos do Mundo Corporativo: Termos em inglês impressionam, mas não se deve exagerar - by Max Gehringer

Um comentário:

CintiaYamane disse...

hahahaha.. os que eu mais gostei foram do benchmark, funcionários insubstituivel e da diversidade...