2008-01-21

Maratona de anime - Claymore

Passei o domingo inteiro deitado, assistindo anime. Fiz uma maratona, assisti um anime inteiro esse fim de semana: 26 episódios.

Comecei no sábado, assistindo 19 episódios. Comecei as cinco e pouco, e terminei só lá pelas uma da manhã. Cada episódio tem mais de 20 minutos, então foram quase 7 horas de anime.

Qual anime assisti? Claymore, baseado no mangá de mesmo nome, de Norihiro Yagi.

O anime trata da vida de uma Claymore chamada Clare. Claymores são mulheres, que ainda crianças, tiveram seu corpo mudado, se tornando uma mistura de ser humano com Youmas, que no anime são uma espécie de demônio. As guerreiras cujo apelido na verdade é Claymore (Claymore na verdade é o nome da enorme espada que carregam), têm como missões, matar os Youmas.

Os Youmas, além de terem força e velocidade muito superiores as dos seres humanos, têm a capacidade de se disfarçarem, tomando a forma de humanos comuns. Somente as Claymore conseguem identificar um Youma quando ele está disfarçado como ser humano, isso porque elas podem sentir o "youki", a energia emitida pelos Youmas e por elas próprias, já que são metade Youma.

As Claymores (todas loiras, by the way) são infinitamente superiores a seres humanos comuns, em força, velocidade e habilidade de luta. Somente elas conseguem lutar contra os Youmas. Entretanto, esse poder tem um preço: como elas têm uma parte Uouma, se usarem demais os seus poderes (para isso, liberando/aumentando o youki), elas podem acabar se tornando Youmas completos.

Essa é uma descrição bem resumida, e pra não dar spoilers sobre o anime, vamos parando por aqui.

Avaliação

Claymore não é um anime pra crianças. Sangue é o que não falta, nem membros decepados voando. Se passa num universo de fantasia medieval, num clima de idade das trevas.

Do ponto de vista técnico, o anime é EXCELENTE. A animação é boa, o character design também me agradou muito, e os CGs são bem inseridos, quase não se nota que eles estão ali (e isso É uma qualidade). A trilha sonora, se não é das melhores, também não atrapalha, e as músicas de abertura/encerramento, apesar de não serem marcantes (pelo menos pra mim), também cumprem a sua função.

O ritmo com que os personagens se desenvolvem também é bom. O que não ajuda mesmo é a história em si. Apesar de ser bem construída e desenvolvida, está longe de ser original ou mesmo inovadora. A trama da personagem principal, motivada por vingança, também não prima pela originalidade.

Em suma, é um anime bom. Não vai figurar na minha galeria dos top 10, mas com certeza vale a pena. E um mini-spoiler: o final deixa aberto espaço para uma continuação, mas eu duvido que isso aconteça. Até porque segundo a wikipedia, os capítulos finais do anime desviaram muito da história no mangá.

Se quiser saber mais, tem uma review do animehaus, apesar de eu não me empolgar tanto quanto o autor da review =P.

Se quiser conhecer o anime, o fansubber brasileiro que fez a versão que eu assisti é a MDAN - Mansão dos Animes. Tem pra download via bittorrent lá no tracker deles, e por enquanto estou de seed da série inteira.

5 comentários:

CintiaYamane disse...

noxa.. 26 episodios!!! =O
eu antes de durmir as vezes deixo uns 10 episodios de friends na playlist , mas sempre acabo durmindo antes.. >_<.. acho que não chega nem no 5º.. hehehe

Anônimo disse...

LOL
eu assisti claymore
é bom, claro...não é dos melhores
nem mi assustei da quantidade de episodios, até porque existe animes que tem bem mais [ex: Death Note].
fui que nem você...mas assisti apenas 13 episodios em uma noite de sabado!

Andarilho disse...

Hehehe, Katherine, eu acho bem mais legal ver vários episódios em sequência, não acha?

MichelAlves disse...

Aff eu assisti todos e digo que
pra mim eh melhor doq Naruto
-.-'
naruto eh escroto d+ um muleke mongol que nao mata ninguem so fica liberando os rabinhus dus demonios aff
Claymore bem mais entusiasmante esse final q vcs tanto falam foi o final feito pro anime mas no mangá a história é outra ^^
então pesquisem antes de falar bobagens xD

Andarilho disse...

Ser melhor ou pior depende do gosto pessoal.

E qual foi a bobagem, pode dizer?