2008-01-16

Notícias do dia

Lendo notícias do dia, algumas interessantes, resolvi postar. Como acho que nenhuma valia um post inteiro (não estou com tanta paciência de ficar pesquisando mais a fundo agora), vai uma coleção de notícias de hoje:

/*************************************************

O que não é a criatividade do brasileiro... Numa favela de Recife, um microempresário (esse tem alma de empreendedor) do ramo de beleza, ou seja, o cara tem um salão de beleza, decidiu inovar: em vez de oferecer as velhas revistas de sempre para os clientes em espera, começou a oferecer acesso a Internet.

(Inclusão digital)

O que começou como como uma experiência tímida, hoje já evoluiu para praticamente uma Lan House. Ou, pra cunhar um termo mais "chique", um Cyber Beauty Parlor, analogamente aos Cyber Cafés, hoje comuns. Leia a matéria completa na folha online: PCs dividem espaço com salão de beleza em Recife.

/**************************************************

Olhem essa outra notícia, também na folha online: Macaca nos EUA faz robô andar no Japão usando força do pensamento..

Através de sensores e um monte de parafernália colocada na pobre macaquinha, os cientistas/engenheiros captaram padrões cerebrais da macaquinha andando. Esses padrões cerebrais foram traduzidos em comandos entendidos pelo robô, e foram transmitidos via uma rede super rápida, para o robô do outro lado do mundo.

Na minha opinião, a maior notícia não é o envio dos comandos para o robô, cruzando meio globo terrestre, mas a melhora em termos da captação/interpretação das ondas neurais, e a sua integração com as máquinas.

Num futuro próximo, quem sabe a gente não tem uns robozões estilo Evangelion, com taxas de sincronização e o escambau?

(Tenho falado tão pouco sobre animes/mangás... Tb, tenho tido pouco tempo para esses meus prazeres tb XD)

Exoesqueletos (trajes que ampliam por meio de máquinas o corpo humano) a gente já tem: Japoneses testam "traje-robô" para ajudar idosos e inválidos (reparem que essa já é uma notícia velha, de 2003). Alguém lembrou dos blindados de combate de Matrix Revolutions, ou do fundo do baú, dos trajes de robôs-empilhadeira, em Aliens, com a Sigourney Weaver?

(Foto retirada de http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/alien2.html - Aliens - O resgate)

/**************************************************

Da Itália, um tribunal supremo de lá julgou que gravar vídeos de sexo com o seu parceiro(a), mesmo que ele(a) não saiba, não é ilegal.

Parte da história: "A mulher concordou em usar uma câmera de vídeo para projetar as imagens ao vivo deles fazendo sexo, na parede do quarto, mas não sabia que o homem estava gravando a ação. O corte inocentou o homem porque ele não distribuiu o filme para outras pessoas. Quando o relacionamento entre os dois acabou, o homem deu os vídeos para sua ex-parceira, acompanhado de uma nota: 'Estes são meus últimos pensamentos por você'".

Fonte e link (em inglês): Reuters - "Oh, I'm not actually recording, honey..."

/**************************************************

E também via Reuters - Computer can help your dog communicate.

Diretamente da Hungria, cientistas trabalham em um software para analisar os latidos de cachorros, para indicar a emoção (básica) pelo qual o cãozinho está passando.

Tudo bem que essa pesquisa possa até ter seus méritos científicos (ou não, dependendo de como será feito), mas qualquer dono (decente, não uma salsinha) sabe o que o seu cachorro está "dizendo".

(Olha pra minha cara e vê se eu tô gostando do banho.)

UPDATE: Acabou de sair na folha online matéria (vantagem que tá em português): Cientistas criam programa que ajuda a entender cães

/**************************************************

O plantão de notícias termina aqui. Quando volta? Se volta? Só o tempo dirá...

Um comentário:

CintiaYamane disse...

noxa, quanta informação esse bloguim traz!!
pq colocaram o sensor la no macaco ao inves de colocar num tetraplegico, por exemplo...??
aaaahhh o cachorrrinho é o mais bunitinhuu,.... ooia a carinha dele... cheio de espuminha... eu lembro uma vez que a pituca tinha que tomar banho.. eu e a mãe procurando ela e nao achava... foi ver.. ela tava la no cantinho, escondida literalmente, atras do pé de boldo, abaixadinha sabe... hahah
normalmente a gente sabia pq ela latia.. geralmente era gente que passava na calçada, ou um gato pingado ou akeles passarinhos que comiam a comidinha dela... >_<