2008-01-15

O segredo do Segredo e outras bobagens

A essa altura do campeonato, acho que qualquer um já deve ter ouvido falar em "O Segredo", o livro/filme/charlatanice (ops), comentado por aí.

Bem, o suposto segredo do livro é o pensamento positivo (uau, que coisa inovadora ¬¬), e como o universo "conspira" pro seu pensamento se tornar realidade. Tudo isso, claro, baseado em "fatos científicos", usando "avançadíssimas" teorias, como a teorica quântica e sei lá mais o quê. (Bleeergh, tô quase vomitando).

Caras pessoinhas, sinto dizer, mas NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS. Só pensar, sem fazer nada, não vai adiantar nada. Acreditem, eu já pensei muito em ganhar na mega-sena, mas até hoje continuo pobre.

(No cartaz: Almoço grátis - mais taxa de 29,95 pela entrega e serviço - retirado de http://www.cartoonstock.com/lowres/hsc1632l.jpg)

Pensamento positivo não funciona então? Opa, não foi isso o que eu disse.

Pensamento positivo ajuda na medida em que te impulsionar a alguma ação, ou seja, levantar esse traseiro da cadeira e ir fazer algo. Nesse sentido, o pensamento positivo ajuda. Nesse sentido, pode-se dizer que hajam dados científicos que apoiem o pensamento positivo.

Por exemplo, saiu na folha online uma matéria com o título: Preço alto faz cérebro sentir mais prazer com vinho, mostra estudo

O que isso quer dizer? Que os seus pensamentos, suas expectativas e tudo o mais, influenciam na sua percepção de mundo, ou nas palavras dos autores: "Nosso resultado sugere que o cérebro pode computar a sensação de prazer experimentada de modo muito mais sofisticado, que envolve integrar as reais propriedades sensoriais da substância sendo consumida com as expectativas de quão boa ela deveria ser", escreveram Rangel e seus parceiros.

(O verdadeiro segredo é escrever um livro assim e ganhar rios de dinheiro...)

Entendeu o pensamento positivo? O pensamento NÃO muda o universo, MUDA VOCÊ, COMO VOCÊ encara as coisas.

Porque sinceramente, alguém achar que vai mudar as probabilidades de uma partícula só com o pensamento... Se isso já é absurdo, imagine quantas partículas fundamentais você não deveria mudar pra conseguir um carro novo.


A Super Interessante fez uma matéria sobre pensamento positivo há uns tempos atrás. Eles são mais educados, e não dizem como eu, que esse 'O Segredo' é de uma tosquice imensa. Mas derrubam essa alcunha 'científica' do segredo.

3 comentários:

Unknown disse...

hehe eu postei no começo do blog sobre este livro e por dias foi o maior número de acessos pelo google kkk como tem gente precisando de auto ajuda né? Ai ai... pensamento positivo aí rs
bjin

CintiaYamane disse...

eu nao gosto desses livros de auto ajuda pq no fundo é coisa que vc já sabe... ou talvez tem gente que gosta pq elas precisam ouvir de outra pessoa o que já sabem..

vc joga na mega sena, alias???
é.. quando eu compro um chocolate caro, como a kopenhagem por ex.. eu tento comer o mais devagar possivel e degustando todas as particulas de chocolate (particulas de chocolate.. hahahah)...

Unknown disse...

então tá rs...gracias