2008-01-31

Pérolas, ostras e os tímidos - mais um texto do Max

E aqui estamos nós, com mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer para a CBN, disponível via podcast, do dia 30/01/2008.

Clássicos do Mundo Corporativo: De cada dez pessoas, pelo menos duas padecem de timidez

A pérola é uma das pequenas maravilhas da natureza, tão bonita e tão rara, que a gente acaba usando a palavra como sinônimo de uma frase muito inteligente, "uma pérola de sabedoria".

Muito antigamente, acreditava-se que uma pérola era formada quando uma gota de orvalho descia do céu, através de um raio de luar, e caía no mar, onde era engolida por uma ostra. Isso, sem dúvida, é muito romântico, mas infelizmente não é verdade.


A pérola, na realidade, é um mecanismo de defesa da ostra. A parte interior da ostra, chamada de cólo, é constituída por um material muito delicado e muito sensível. E é para se proteger do mundo exterior, que a ostra vive fechada daquele jeito. Mas, apesar de todo esse cuidado, de vez em quando algum material estranho e irritante, tipo um grão de areia, acha um jeito de entrar na ostra, e de se instalar em seu cólo. E aí, a ostra reage, secretando um fluido para neutralizar o indesejado invasor. E então, dia após dia, ano após ano, camada após camada, o fluido acaba se transformando em uma pérola.

Nas empresas, eu conheci muita gente que passava o dia inteiro sem dizer uma só palavra. Eram pessoas que vivam fechadas em seus próprios mundos, e pareciam não ter a mínima vontade de se mostrarem sociáveis. E gente assim sempre acaba ficando com uma imagem de antipático. Com o tempo, essas pessoas passam a ser evitadas pelos colegas, porque os colegas pensam que é exatamente isso que a pessoa está querendo: distância.

Só que, muitas vezes, essas pessoas têm grandes contribuições para dar. E só não dão, porque são tímidas. De cada 10 pessoas, pelo menos duas padecem de timidez. Não porque elas querem ser assim, mas porque elas são assim.

Por isso, quando a gente convive no trabalho, com uma pessoa tímida e fechada, como uma ostra, vale a pena tentar achar uma brecha e se aproximar. Afinal, se as ostras não existissem, não existiriam as pérolas.

Max Gehringer, para CBN.

/**************************************************

Admito que estou meio cansado de ficar fazendo essas transcrições, e só devo fazê-las se houver um texto muito bom, como esse. Eu, como super-hiper-mega tímido, até me emocionei quando ele fala que "vale a pena tentar achar uma brecha e se aproximar" =D.

/**************************************************

No podcast de hoje, No mundo corporativo moderno, o chefe sempre acaba ficando com toda a glória (que eu não vou transcrever), o Max fala sobre o feito da Apollo 11, que levou os homens a lua, e mostra que Neil Armstrong, que ganhou reconhecimento mundial ao ser o primeiro homem a pisar na lua, só o fez, porque: era chefe; e era o menos importante para a missão, caso desse alguma zica.

É sempre assim, quem ganha fama geralmente não é quem faz.

Para outros textos do Max, utilize a procura pela tag.

3 comentários:

CintiaYamane disse...

não sabia dessa história da ostra e da pérola... eu acho que comi ostra outro dia... ostra são aquelas conchinhas????

é mesmo... eu tb sou timida, mas nem taaaanto...>_< mas eu tenho uma perola XD

Andarilho disse...

Não, ostra vc não come a concha. Acho que vc comeu mariscos.

Aliás, aqui em florianopolis tem todo ano a fenaostra, a festa da ostra. Eu fui uma vez e comi ostra in natura. Porcaria, nunca mais eu faço isso!

Que pérola vc tem? =o

JOΛO WIИCHΞSTΞЯ disse...

gostei do post
manero