2008-01-17

Um domingo especial

Certas músicas mexem com a gente, e muitas vezes a gente nem sabe porquê. Mesmo que sejam em inglês e não entendamos nada, as vezes elas nos tocam de uma maneira que não entendemos, e depois, quando vemos a letra, só temos a certeza daquilo que sentimos.

Decidi postar aqui uma dessas músicas. Bem, não é em inglês, como no exemplo que usei, mas em japonês. E como você deve ter adivinhado, conheci essa música através de animes. Pra ser mais específico, essa música era o encerramento de Yakitate!! Japan (link em inglês), um ótimo animê sobre pão! (Sim, existe anime/mangá pra tudo que é coisa)

Já falei sobre uma música desse anime num post passado, sobre a banda MARIA e a música Chiisana Uta.

Dessa vez é sobre a música SUNDAY, do The Babystars (site oficial).

Aqui vai o clipe com a música inteira no youtube:



E aqui a versão de encerramento do anime Yakitate!! Japan:



Abaixo, a letra romanizada, e a versão em inglês, que eu achei no site AnimeLyrics (ótima fonte pra procurar por letras de músicas de animes):

The Babystars - SUNDAY (romanji)

Tsukai furusareta "aishiteru" mo kimi wo omotte kuchi ni sureba
Konna ni suteki na hibiki ni naru kimi dake no tame ni aru kotoba
Hidamari de sunday arikitari no itsumo to onaji kyou wa sunday
Itsu made mo nante sotto negau soshite kimi wa shaberitsuzukeru

Watashi no doko ga sonna ni suki na no? ikinari nandai wo kimi ga dasu kara
Karite kita eiga hitomazu tomete majimaji to kimi wo miru yo

Mainichi mitetemo tarinai kurai sakihokoru egao ga daisuki desu
Igai to kiyase suru gokujou bodei iu made mo naku daisuki desu

Sorette gaiken bakkari kanjin no nakami wa dou na no yo?
Funman yarukatanai kimi ga hanaiki mo araku okoru kedo
Hontou wa motto motto motto aru kedo mo
Umaku wa ienain da naa kore ga
Suki ni naru no ni ryuu wa iranai daro
Sokora hen wa nazo tte koto de kanben shite

Tsukai furusareta "aishiteru" mo kimi wo omotte kuchi ni sureba
Konna ni suteki na hibiki ni naru kimi dake no tame ni aru kotoba
Hidamari de sunday arikitari no itsumo to onaji kyou wa sunday
Nanigenai jikan ga sugite yuku soshite futari wa nagomitsuzukeru

Tsuyogari na kimi ga tokidoki miseru hakanage na namida nya shirohata desu
Nani mo iwanakerya iwanai dake ni yosomi nan de dekinain da yo

Kanashimi da no kurushimi da no
Sorya ikiterya yappari iroiro aru kedo
Nanigenaku kimi ga iu "ganbatte" ni chikara moratteru yo
Moshi mo chiisana senaka fueru toki ni wa boku ga sugu dakishimeru kara
Mado kara mieru keshiki kawatte ittemo
Neguse no hidoi kimi no mama de soba ni ite

Tsukai furusareta "daikirai" mo kimi ga fukurete kuchi ni sureba
Hantai no imi ni kikoeru no sa boku dake no tame ni aru kotoba
Hidamari de sunday arikitari no itsumo to onaji kyou wa sunday
Aratamete iu yo kimi no koto wo donna toki datte aishiteru

Itsumo to onaji sunday
Arikitari no sunday
Demo tokubetsu na sunday


A tradução em inglês, que está no site:

The Babystars - SUNDAY (tradução em inglês)

Even those worn-out words, i love you, take on a wonderful new meaning
When i use them to express my love for you; theyre words for you only
In a sunny spot on sunday, its an ordinary sunday like any other
I quietly pray that this lasts forever and you keep chatting

What do you like so much about me thats a hard question youve just asked
So for now ill stop watching the movie weve rented and just gaze at you

I love your fully blooming smile, even seeing it every day isnt enough
And thats without even mentioning that amazing body that looks good no matter what you wear

And thats just your looks, what about the important things inside you
You dont back down when youre pissed off and even snorting really annoys you
But theres so, so, so much more than that
I cant really describe it properly
I dont think you need a reason to fall in love
That parts a mystery to me, so please forgive me

Even those worn-out words, i love you, take on a wonderful new meaning
When i use them to express my love for you; theyre words for you only
In a sunny spot on sunday, its an ordinary sunday like any other
The more of this ordinary time that passes, the more comfortable we feel together

You pretend to be strong, so the fleeting tears you show occasionally are a white flag
When we dont say anything, its exactly that that keeps me from looking away

Sadness and pain
Of course life brings all kinds of things like that
But just your casual hang in there gives me strength
Whenever your little back trembles i hold you right away
Even if the scenery we can see from the window changes
Be by my side, terrible sleeping habits and all

Even those worn-out words, i hate you, mean the opposite to me
If its you saying them when youre sulking, theyre words for me only
In a sunny spot on sunday, its an ordinary sunday like any other
Ill say it one more time: i love you, all the time

Its a sunday like any other
Its an ordinary sunday
But its a special sunday


E agora a minha versão, que traduzi em cima da versão em inglês. Por isso mesmo, deve estar errada e tal, então se alguma boa alma cair aqui, deixe um comentário dizendo onde deve ser mudado, valeu?

The Babystars - SUNDAY (DOMINGO)

Mesmo essas palavras gastas, “Eu te amo”, têm um novo significado maravilhoso
Quando eu as uso para expressar meu amor por você; elas são palavras somente para você
Em um canto ensolarado no domingo, é um domingo comum como qualquer outro.
Eu silenciosamente rezo para que isso dure pra sempre e que você continue papeando.

“O que você gosta tanto assim em mim?” É a pergunta difícil que você acabou de perguntar.
Então, agora vou parar de assistir o filme que alugamos e vou só ficar te olhando.

Eu amo seu sorriso aberto, mesmo vendo ele todos os dias não é suficiente
E isso sem nem mencionar o seu maravilhoso corpo, que fica bem não importa o que você vista.

E isso é só a sua aparência, e quanto às coisas importantes dentro de você.
Você não recua quando está brava e até roncar te aborrece.
Mas tem tanta, tanta, tanta coisa a mais do que isso.
Eu não consigo descrever tudo apropriadamente.
Eu não acho que você precise de uma razão para se apaixonar.
Isso é meio misterioso pra mim, por isso, me perdoe.

Mesmo essas palavras gastas, “Eu te amo”, têm um novo significado maravilhoso
Quando eu as uso para expressar meu amor por você; elas são palavras somente para você
Em um canto ensolarado no domingo, é um domingo comum como qualquer outro
Quanto mais esse tempo comum passa, mais confortáveis nos sentimos juntos.

Você finge ser forte, então as lágrimas fugazes, que você de vez em quando mostra, são uma bandeira branca.
Quando não dizemos nada, é exatamente isso que me faz não olhar pra longe.

Tristeza e dor
Claro que a vida traz todo tipo de coisas, como essas.
Mas quando você casualmente me apóia: “Esforce-se”” me dá forças.
Sempre que suas costas tremerem eu logo te segurarei.
Mesmo que o cenário que vemos da janela mude,
Esteja ao meu lado, com hábitos de sono terríveis e tudo.

Mesmo essas palavras gastas, “Eu te odeio”, significam o contrário para mim,
Se é você a dizê-las quando está brava, são palavras somente para mim.
Em um canto ensolarado no domingo, é um domingo comum como qualquer outro.
Eu vou dizer mais uma vez: “Eu te amo, todo o tempo”.

É um domingo como qualquer outro.
É um domingo comum.
Mas é um domingo especial.


/***********************************************

Eu sei que só lendo a letra, é meio meloso e tal (fora que essa tradução não ficou boa), mas eu não sei porque, amo essa música. Ela me traz um misto de nostalgia, saudade de algo que passou ou do que poderia ter sido. Pra ter uma idéia do que é isso, as vezes eu choro escutando a música enquanto leio a letra. Deve ser coisa de vidas passadas, quem sabe...

P.S. Em português, um ótimo site pra ver letras de músicas de animes é o Animeblade, na seção lyrics. No Terra também tem várias letras de músicas japas.

Um comentário:

CintiaYamane disse...

noxa, colega, que dificil de cantar, ele fala muito rapido >_<
é bem bunitinha a letra, so li a tradução.. vou mandar pro meu namoradinho... n_n

é, tem coisas que lembram a gente quando era pequeno ou sie la... eu sempre sinto em relação a cheiros.. as vezes sinto cheiro da escolinha que eu estudava quando era pequena, ou sinto cheiro de alguma mulher passando e lembro dr uma professora que devia usar o mesmo perfume ou sei la.. mas sempre é com cheiros que me trazem nostalgias... vai ver vc lembra de alguma namoradinha ou menininha que vc gostava... eu lendo essa musica, me lembrou sorvete.. umdomingo ensolarado com uma casquinha de sorvete de chocolate.. nhaaammm....