2008-02-10

Desaparecidos - Without a Trace

Aproveitando o post sobre a participação do Hiro em Desaparecidos, resolvi escrever um pouco sobre essa série, uma das minhas preferidas. O nome original da série é Without a Trace, o que traduzido seria algo como "Sem traço", uma referência a pessoas que desaparecem sem deixar aparentemente nenhum vestígio (não estou entrando no âmbito de abduções =P).

A série foca numa equipe do FBI de Nova Iorque, que tem como missão encontrar pessoas desaparecidas. Nesta tarefa, o tempo é fundamental, pois depois de 48 horas, as chances de se encontrar a pessoa caem drasticamente.

Para encontrar um desaparecido, a equipe procura reconstituir com detalhes, todos os passos anteriores da pessoa, antes do seu desaparecimento. A equipe procura saber quem era a pessoa, para então descobrir o que aconteceu a ela: será que ela foi morta? Ou então sequestrada? Ou simplesmente fugiu...


Cada episódio começa mostrando os momentos anteriores ao desaparecimento da pessoa. A graça é acompanhar os agentes montando a vida da pessoa, descobrindo cada aspecto de sua vida, revelando cada drama particular, tragédias e alegrias.

Apesar do desaparecido ser sempre encontrado no final, nem sempre é encontrado como gostaríamos. Não raro, a pessoa desapareceu porque foi morta... E, a parte questões morais, nem sempre a pessoa merecia morrer como foi morta. Nestas ocasiões, tudo o que resta é a lembrança, e um gosto seco na garganta.



E mesmo quando o desaparecido não está morto, muitas vezes, o paradeiro dessa pessoa revela ou então expõe dramas a pessoas relacionadas, muitas vezes levando a prisões... ou mesmo outras mortes... Neste sentido, a série realmente pode ser chamada de DRAMA, pois dramaticidade é o que não falta.

A série está na sexta temporada, e passando ainda no USA. Segundo o site Séries Online, aqui no Brasil a série passa no canal pago Warner. A terceira temporada estava passando no SBT na madrugada de domingo para segunda, após Cold Case. Eu vi o último episódio da terceria temporada, logo antes da retransmissora aqui em Florianópolis passar a Record, e eu ficar sem ver SBT (o que, tirando Desaparecidos, não foi grande perda).

/**************************************************

O episódio em que o Masi Oka faz uma ponta, que eu citei no post anterior, é um episódio a parte. Ao contrário do clima soturno que existe normalmente, este episódio (Check Your Head - 6x17) tem um ar engraçadinho, talvez pra compensar um pouco os episódios anteriores.

Por exemplo, olhem este diálogo, quando o Jack Malone (o chefe da equipe) interroga um suspeito, claramente bêbado:

Jack: - Você é um perseguidor, Sr. Hill. Você é o principal suspeito num caso de sequestro. Você escreveu para ela não sei quantas cartas, você é um bêbado e aparentemente, é um idiota.
O suspeito [se mostrando triste]: Eu não sou um bêbado!


ATENÇÃO, POSSÍVEIS SPOILERS DESTE EPISÓDIO ABAIXO:

A história deste episódio? Uma escritora descobrindo um outro lado de sua sexualidade, bem como um novo amor, não sabe bem como lidar com isso, e acaba desaparecendo.

Além do destaque do Masi Oka, destaco também a atriz que faz o papel da escritora, a atriz Christina Hendricks. Ai, ai, eu tenho uma queda por ruivas... E fala sério, essa mulher é linda, não é?



O episódio é um dos mais divertidos da série, e a citação a seguir, dita pelo Danny no final do episódio, resume muito bem o episódio:

"We're morbid, Jack. Unless something really bad is happening to somebody it just doesn't feel like a day at the office. It's a nice change."

Ou em português:

"Somos mórbidos, Jack. A menos que algo realmente ruim aconteça a alguém, não parece ser um dia normal de trabalho. Essa é uma boa mudança."

Final feliz é isso aí:


Um comentário:

CintiaYamane disse...

eu gosto de desaparecidos... mas podia passar no sabado, ao inves de domingo... o sbt tb é bom por causa do chaves.. n_n

"Eu não sou um bêbado!" hahah foi boa.. mas as vezes o cara que desapareceu era o maior carrasco.. ai nem da vontade de encontrar mesmo.. >_<