2008-02-07

NotchUp: seja pago por entrevista de emprego

Infelizmente não é por aqui, no Brasil, mas nos EUA.

O site NotchUp, ainda em beta, promete pagar você para ser entrevistado. Como é que é? É isso mesmo, você se cadastra no site, as empresas olham, e se você for atraente para elas, elas pagam para te entrevistar. Custo para você, profissional: zero. Lucro: além do pagamento pela entrevista, quem sabe você não acaba arrumando um empreguinho melhor?


Olhem um trecho retirado da matéria do IDGNow:

"O serviço prevê que os candidatos possam cadastrar seu perfil e calcular o valor de suas entrevistas (geralmente entre 300 e 600 dólares) com base em sua experiência e habilidades. Os potenciais empregadores podem pesquisar os perfis e fazer ofertas aos candidatos. Se um deles aceita e vai a entrevista, o site faz a cobrança e transfere o valor.

O site permite aos usuários importar o perfil já existente no LinkedIn, por exemplo, mantendo em sigilo seus nomes e dados para contato até que um potencial empregador concorde em agendar uma entrevista. O sigilo se estende também ao atual empregador do profissional, que é permanentemente impedido de ver seus perfis.

De acordo com a NotchUp, o método de recrutamento tradicional costuma custar cerca de 20% do primeiro ano de salário do candidato. O site, por outro lado, cobra em média 500 dólares por entrevista. Por este valor, uma companhia pode entrevistar dez candidatos a uma vaga de 100 mil dólares anuais a um custo 75% menor do que utilizando um recrutador tradicional.

Para garantir o retorno às empresas clientes, o site prevê que o dinheiro será devolvido se o candidato não comparecer ou chegar atrasado à entrevista, não a realizar seriamente ou mentir em seu perfil."


Mas não vá apressadinho no site. Por enquanto, só estadosunidenses podem se cadastrar. Além disso, atualmente, você só entra se for convidado por alguém já cadastrado, ou depois de uma análise do seu currículo. Oh yes, tem seleção pra se cadastrar lá. Se o pessoal não achar que você vá interessar os empregadores, nada feito.


De qualquer maneira, se você quiser, o site disponibiliza abertamente uma 'calculadora', pra você estimar o quanto a sua entrevista valeria no mercado. Aqui no NotchUp Calculator, você informa área de atuação, tempo de experiência, salário atual, etc., e o site calcula um preço estimado que as companhias pagariam pelo seu glorioso tempo numa entrevista =D.

Eu fiz, e vi que uma entrevista comigo valeria uns 200 dólares. Menos que a média, segundo a matéria ¬¬... De qualquer maneira, as perguntas estão em inglês, e você também deve fornecer o seu salário anual em dolares, pra calculadora funcionar.

Se for fazer, deixe aí nos comentários quanto a sua entrevista valeria. =P

Fontes:
IDGNow e TechCrunch

Um comentário:

CintiaYamane disse...

ihhhh.. eu acho que o minimo é 200 mesmo.. pq o meu tb deu 200.. estranho isso.. pq eu recebo beeeeem menos do que vc... vai ver a minha área seja mais promissora... n_n
hahahaha