2008-02-11

A solução para pagar suas contas - comentários do Mauro Halfeld, para CBN

Eu costumo postar algumas transcrições dos comentários do Max Gehringer para CBN, aqui no blog, mas hoje vai ser diferente. Em vez do Max, vou colocar os comentários do Mauro Halfeld, também disponíveis via podcast.

Não é sobre carreira, mas sobre economia. O texto em si não tem nada de inovador, na verdade é algo que se você lê um pouco sobre economia, já deve saber. Mas, como tem gente que não sabe (ou sabe, mas não quer resolver seus problemas), vou postar aqui o texto. Não é a transcrição fiel, algumas partes eu cortei, até porque são transcrições de dois dias, e no segundo, temos uma pequena recapitulação do que foi dito no primeiro dia.

A solução para pagar contas é cortar gastos - 07/02/2008

É, o carnaval passou, as férias acabaram e o ano novo está começando agora pra muita gente. E começando de uma maneira um tanto áspera. O dinheiro extra do décimo-terceiro salário e dos adiantamentos de férias já foi embora, e você está diante de um monte de contas pra pagar: IPTU, IPVA, material escolar, e assim vai...

Não adianta pensar que a única solução é ganhar mais. Não adianta se revoltar diante da impossibilidade de se conseguir um aumento no seu salário, ou na sua renda, nesse curto prazo. A solução mais simples, embora seja um tanto amarga, costuma estar no corte de despesas. E a melhor maneira de cortar despesas é escolher aquelas que não vão fazer falta no médio e no longo prazo. Ou seja, descubra quais são os gastos não necessários, e tire a gordura desses itens.

E como é que você pode descobrir quais são essas despesas em excesso? A resposta é: medindo. Sim, usando um termômetro pra descobrir como é que anda a sua febre. Registre as suas despesas durante algumas semanas. Aqui entre nós, não precisa ser radical: não adianta você ser perfeccionista nisso, qualquer coisa é muito melhor do que nada. Então, que tal você anotar 80% dos seus gastos, pelo menos os principais?

Mas, não se deixe enganar, registre em detalhes as despesas com alimentação fora de casa, e com lazer. Aí costumam se esconder boa parte das gorduras, que podem muito bem ser lipo-aspiradas.

/********************************

Pare de repetir a perigosa frase 'eu mereço' na hora de pagar uma festa ou uma viagem - 08/02/2008

Alimentação fora de casa e lazer são geralmente itens muito engordurados: custam cada vez mais caro, e ainda posam como necessidades. Não se deixe enganar. Liste as suas principais despesas nas próximas semanas, e seja honesto com você. Não adianta sonhar com aumentos salariais. Eles até podem cair do céu, mas eles vão ser inúteis se você continuar gastando demais.

É melhor fazer a sua escolha logo, ou seja, renunciar àquilo que menos seja necessário. Cuidado pra não errar ao fazer estas escolhas. Por exemplo, evite cortar itens que vão lhe dar retornos altos no futuro, como por exemplo, educação. Evite também cortar itens que vão lhe dar proteção num momento mais grave, lá no futuro. Por exemplo, não corte plano de saúde, nem seguro de vida, se você tem dependentes.

Prefira reduzir outras despesas que realmente não farão falta no médio e longo prazo. Páre de repetir a perigosa frase: "Eu mereço", na hora de aceitar pagar uma viagem ou uma festa muito cara.

A propósito, na semana passada, eu ouvi o caso de uma senhora em Curitiba, que há 40 anos deixou de comprar um casaco pra ir numa festa, e com o dinheiro comprou um terreno, bem distante, na periferia. Ela foi à festa, com um casaco emprestado, divertiu-se pra valer, e 40 anos depois, descobriu que o terreno vale hoje 210 mil reais. Ou seja, a festa continuou muito animada, pra essa disciplinada senhora.

Isso tudo é chato? Nem tanto, pense mais um pouco nesse final de semana, e comece a próxima semana com boas idéias pra esse seu novo orçamento, enxuto, bonito e saudável. Você merece.

Mauro Halfeld, para CBN.


/********************************

UPDATE: terminei de postar, e olhem as notícias que vejo entrando nos meus feeds:

Brasileiro gastou mais para comer fora de casa no ano passado - Na região sul, refeição custou em média R$ 12,68

Almoçar fora de casa custa em média R$ 14,87, aponta pesquisa

3 comentários:

CintiaYamane disse...

é mesmo.. eu gasto muit com comida e porcarias.. ó_ò..mas mesmo assim, ganho pouco.. >_<

Anônimo disse...

e mauro voce tem me ajudado muinto com suas grandes ideias economicas se todo mundo tivesce internet seria muinto melhor para todos minto obrigado meu amigo.

Andarilho disse...

só pra esclarecer: eu, autor deste blog, não sou o mauro, apenas escrevo algumas dicas que ele dá na rádio CBN.