2008-03-05

Os sete sintomas do descontentamento profissional - by Max Gehringer

Mais uma transcrição dos comentários do Mr. Max para CBN, do dia 05/03/2008, disponível via podcast da CBN.

Clássicos do Mundo Corporativo: Os sete sintomas do descontentamento profissional

Daniela não sabe se está feliz ou não, com o emprego. Mas desconfia que não está. E por isso, ela pergunta: "Como é que a gente descobre se já passou da hora de mudar de emprego?".

Cara Daniela, a situação perfeita para avaliar essa possibilidade é uma conversa informal. Imagine que você está num happy hour, numa sexta-feira a tarde, com um grupo de amigas suas que trabalham em outras empresas. É nessa hora que o seu subconsciente irá assumir o controle e falar por você. Os sintomas de descontentamento profissional são sete:

Primeiro. Se o tema "trabalho" entra em pauta, você imediatamente tenta mudar de assunto e diz: "Ah, não dá pra gente falar de outra coisa?".

Segundo. Se você não consegue fazer o grupo mudar de assunto, você não encontra nada de interessante para falar sobre o seu emprego, e fica descobrindo novas maneiras criativas de dobrar o seu guardanapo.

Terceiro. Se você tenta falar do seu trabalho com entusiasmo, apenas porque as suas amigas estão entusiasmadas com os empregos delas, você sente como se uma luz estivesse piscando em sua testa: falsa... falsa... falsa...

Quarto. As poucas histórias que você sente prazer em contar, são histórias de como a sua empresa se deu mal em um projeto, ou de como um diretor deu uma pisada na bola, ou como o nível dos seus colegas de trabalho é baixo.

Quinto. Quando alguém lhe pergunta quanto a sua empresa fatura por mês, ou quanto ela dá de lucro, você ou chuta ou confessa que não tem a mínima idéia e nem tem interesse em saber.

Sexto. Quando alguém lhe pergunta há quanto tempo você está na empresa, você é capaz de dizer o número exato de anos, meses, dias e horas. Porque o tempo passa muito mais devagar para quem está insatisfeito.

Sétimo. Finalmente, se uma de suas amigas menciona casualmente que há uma vaga em aberto na empresa dela, você voa sobre a mesa, agarra o braço dela e diz: "é minha, falei primeiro, é minha!".

Se você, Daniela, consegue se ver em 5 dessas 7 situações, a sua hora de mudar de emprego já passou. Faz tempo.

Max Gehringer, para CBN.


/************************************************************

Sete de Sete!!! Perfect Score! Huhuhu

Tô precisando de umas férias permanentes daqui...

4 comentários:

Márci disse...

Max sempre diz coisas interessantes..adoooro...sempre que possível baixo seus podcasts para escutar ;-)

Andarilho disse...

Eu transcrevo algumas coisas aqui, mas é muito mais legal ouvir o Max falando.

Tem coisas de entonação que simplesmente não dá pra colocar escrito.

CintiaYamane disse...

os 7? noxa.. olha que vc fica na vm.. imagina se tivesse que passar o dia inteiro trabalhando arduamente sem parar em alguma coisa que vc detestasse.. hahahha...

pra mim, nao encaixo o terceiro, quarto e sexto..

Anônimo disse...

Hallows Andarilho!

Eis a sumida aqui, rs.
Tudo bem contigo mocinho?
Pôxa, acho que gabaritei isso aqui, hein! Hhahauhauhauhuah

Bjs!