2008-03-20

Preparação prática para entrevistas é uma lacuna no mercado - by Max Gehringer

Mais um dia, mais uma transcrição dos comentários do Mr. Max para a CBN, do dia 20/03/2008, véspera de feriado. \o/

Disponível via podcast, pra quem quiser ouvir (o que eu aconselho, porque é bem mais divertido do que ler, já que a transcrição crua não dá ênfase a certas partes).

Preparação prática para entrevistas é uma lacuna no mercado

Uma ouvinte escreveu pedindo dicas sobre cursos práticos que ensinem como se comportar em uma entrevista de emprego. Ela diz que consultou várias escolas, associações, consultorias, e nenhuma delas oferece esse tipo de curso.

Bom, vou começar com a resposta clara e precisa: eu também não conheço um curso assim. Por isso, encaminhei a pergunta para alguns conhecidos meus, que atuam na área de recursos humanos. Todos, sem exceção, responderam que não conhecem cursos práticos de comportamento em entrevistas. O que existe é uma batelada de publicações e de sites que dão dicas importantes, desde como se vestir, até a que responder quando surge a famosa questão "qual é o seu maior defeito".

Tudo isso é ótimo, mas está muito longe de ser suficiente. Um curso prático poderia criar uma situação real de entrevista. Algo que nenhuma literatura pode proporcionar. Num curso prático, uma pessoa poderia avaliar, de fato, qual é a influência do seu nervosismo na hora de dar as respostas. Uma coisa é um candidato ler em uma revista que ele deve manter contato visual com o entrevistador. Outra coisa é ele descobrir se será mesmo capaz de sustentar o olhar de um entrevistador agressivo.

A conclusão de tudo isso é simples. Há um belo nicho de mercado pedindo pra ser explorado: o da preparação prática para entrevistas. Um curso de 6 horas, num sábado, para 30 ou 40 pessoas, ministrado por um especialista em entrevistas. Certamente iria atrair muitos interessados. A quantidade de pessoas que têm dúvidas sobre entrevistas é enorme, principalmente entre os jovens que nunca passaram por uma. Fica a dica para quem quiser aproveitar.

E eu sugiro que a ouvinte que fez a pergunta, seja a primeira a aproveitar. Se ela se associar a um especialista, poderá criar um curso prático de entrevistas. Com a vantagem de que nunca mais precisará passar por uma entrevista na vida.

Max Gehringer, para CBN.


/***************************************************

Resta saber duas coisas: será que a cara ouvinte tem espírito empreendedor? Se a resposta for sim, podemos fazer a segunda pergunta: aonde ela vai encontrar um especialista em entrevistas? Se for em matéria de entrevistas de emprego estranhas, malucas, etc., eu sugiro as meninas do Bebendo Fumaça.

5 comentários:

Dois cigarros e um café. disse...

Aí Zé!!! Deixei um selo (uiuiui)pra vc lá no meu blog, mas sem cobrança se não quiser particpar... porque pra mim tudo é fsta e eu não sei se seu blog tem esse perfil de responder memememememe.

Beijundas

Dois cigarros e um café. disse...

Eu imaginei!!! Por isso mesmo falei sem cobranças hehehehheh. Mas vc continua morando no meu coração tá!!! Pena que tá com o aluguel atrasado...


Beijundas

CintiaYamane disse...

eu nem fico nervosa de fazer entrevista.. na verdade eu fico com pressa de saber logo se o cara vai me pegar ou não. pq eu ja to cansada de entrevistador que fica enrolando, mostrando que gostou de vc e do seu trabalho e depois nao e chama.. é um saco..

Anônimo disse...

Com qual idade posso começar a fazer academia?

Anônimo disse...

Sempre fui doido pra começar mas só tenho 13 anos..