2008-03-27

Prestação? Não, obrigado - 'Preciso de prestação para juntar dinheiro' é frase muito popular no Brasil - by Mauro Halfeld

Estava ouvindo o podcast do comentário do Mauro Halfeld para CBN de hoje, 27/03/2008 (disponível no site da CBN) e resolvi transcrevê-lo aqui.

Eu particularmente não compro nada com prestações. Mas eu sou minoria.

'Preciso de prestação para juntar dinheiro' é frase muito popular no Brasil

Eu ouvi de um bem sucedido executivo de 47 anos que todo o patrimônio que ele conseguiu fazer, ele obteve graças a dívidas. Ele assume que tem uma dificuldade em poupar, e confessa que gosta de ter prestações pra pagar. Por isso ele financiou um apartamento, só compra carros financiados e acaba de entrar num consórcio para sua filha.

"É, preciso de uma prestação pra juntar dinheiro." Essa frase é incrivelmente popular no Brasil. Qual é o lado ruim dessa estratégia? Fácil, você acaba pagando muito em juros. Ao contrário, quem consegue poupar e colocar o dinheiro pra render, usuflui uma renda extra que vai facilitar muito na compra de um carro novo ou na troca de um apartamento.

Quem precisa da muleta das prestações pra andar, paga muito caro no Brasil, e acaba tendo muito menos dinheiro pra gastar. Quem inverte o processo, poupando antes pra comprar a vista depois, impõe regras aos vendedores e acaba obtendo descontos muito interessantes. A recompensa pra quem se controla e tira juros do seu capital é muito grande aqui no Brasil. Ao contrário, a punição pra quem depende de crédito é muito forte.

É, meu amigo, pense na hipótese de virar essa mesa, deixando de ser devedor para a seguir, sentir o agradável sabor de ser um investidor. O primeiro passo é controlar as suas despesas e gastar menos do que você ganha. Óbvio, e sem contra-indicações. É só começar.

Mauro Halfeld, para CBN.

Nenhum comentário: