2008-03-05

Propagandas da Dove - videos

Eu estava me preparando pra sair do micro, quando resolvo ler um último item do meu Google Reader, e era esse post da Bottan: Porque 30 segundos é pros fracos no seu excelente blog Substantivolátil.

É basicamente sobre as propagandas da Dove, mais especificamente pra última peça, o Invisible Dry (que promete deixar a roupa preta, bem... preta). O vídeo (muito bom) você pode ver em qualquer desses links aí em cima, porque eu não irei postar aqui. Porque esse post é sobre os outros vídeos.

Até já postei um desses vídeos aqui: Dove Onslaught, mas vou colocar de novo aqui.



A contribuição central deste vídeo é alertar sobre a propaganda nas crianças, dentro do contexto da campanha pela real beleza da Dove. Tanto que a frase final do vídeo é: "Converse com a sua filha, antes que a indústria da beleza o faça".

E o que é essa campanha, afinal de contas? Como o próprio nome diz, é uma campanha, uma campanha de marketing. Mas além de promover os produtos Dove (of course!), a campanha visa conscientizar, nem que seja um pouco, a questão da beleza, dos estereótipos, que principalmente as mulheres estão encarando, em razão da sociedade, indústria de beleza, etc...

Não sou antropólogo nem nada, então não vou ficar discursando sobre a condição feminina, neste contexto.

Como um simples moço, vou apenas dar a minha opinião leiga, usando alguns vídeos da campanha. Esse aqui de baixo foi o primeiro que eu vi, e creio que deve ser o mesmo que muita gente viu, o "Dove Evolution":



A mensagem: Não é a toa que a nossa percepção de beleza é distorcida. Num mundo em que praticamente qualquer moleque arrasa com um Photoshop (mesmo que de vez em quando esqueçam que pessoas tem umbigos), cada vez menos deixamos de lado 'o real' em prol da 'fantasia'.

Outro vídeo, em que o foco também são as crianças, é este aqui, o "Dove - True Colors". Assista, é muito legal:



Em dias mais tristes, me dá vontade de chorar ao ver esse vídeo. Todas essas meninas, se martirizando por pequenas coisas (pra nós, que estamos de fora, pra elas, é um enorme problema)... E isso leva ao próximo vídeo, uma propaganda genial (assista antes de continuar lendo):



"Amy pode dizer 12 coisas erradas com a aparência dela. Ele não pode dizer nenhuma."

De fato, no youtube mesmo tem um monte de vídeos da Dove. Esse aqui é o penúltimo que eu posto (esse precisa ser ninja em inglês, senão você não vai entender):



Não sei como será o mundo no futuro. Mas não posso dizer que estamos fazendo um bom trabalho hoje, pra construir o amanhã. Ainda bem que eu já terei batido as botas... Com sorte, gostaria de morrer jovem...

Como nem todo mundo compartilha desse meu desejo, e as pessoas estão cada vez mais vivendo vidas longas, nada mais natural que a indústria de cosméticos tentar vender a beleza por mais tempo. E empurram os estereótipos cada vez mais longe.

O que nos leva ao último vídeo:



Apesar dessas "velhinhas" serem provavelmente modelos (velhinhas, mas modelos), é legal essa propaganda. É raro ver pessoas de maior idade em propagandas de beleza.

Então a Dove é legal, uma empresa bacana, só vou comprar dove agora, que tem um quarto de creme hidratante (é um quarto da composição do sabonete, não um quarto cheio, entendeu)? Opa, não é bem assim...

A Dove é uma empresa, ela quer vender os seus produtos (embalados em uma idéia, igual a coca-cola ou mc donalds). Então, se por um lado ela pode fazer uma campanha super legal como essa, de outro, pode fazer o oposto.

E eu menti, aquele não era o último vídeo. É esse:



Não chequei se o que o vídeo diz é verdade. Mas não duvido. E não ligo. O desodorante Axe não vai mudar a sua propaganda, não importa o que faça (e nem deveria, eu adoro as propagandas). Então, será que seria melhor não ter a campanha da Dove? Eu creio que não.

É meio hipócrita? Sim, é. Mas acaba sendo útil também.

Fora que os dois produtos perseguem segmentos diferentes. Axe para nós, machos. E Dove, para a mulherada.

Mesmo que unidas, as mulheres vão conseguir mudar os homens? Vão fazer com que nós, machos, deixemos de apreciar um belo corpo, uma boca carnuda, etc? Não, não vão. Mas elas podem mudar a si mesmas. O que já é muito, já que muuuita mulher é machista ainda hoje.

E por favor, mulheres, se acabarem optando por fazer uma plástica, não façam como aquela doida. Dêem uma olhada antes neste post do Mundo Gump: Cirurgia plástica - Você deve fazer? Veja as fotos e reflita.

P.S. Este post foi inspirado pelo post da Bottan. A primeira vez que eu vi o nome dela, achei que ela era fã de anime, do YuYu Hakusho, já que lá tem uma personagem chamada Botan (com um 't' só), huahuahua.

(Essa aqui é a Botan do anime, não do Substantivolátil)

3 comentários:

CintiaYamane disse...

"Vão fazer com que nós, machos, deixemos de apreciar um belo corpo, uma boca carnuda, etc? Não, não vão"
a socialite tem carne na boca dela pra umas 50 pessoas... hahaha

muito bacaninha esse post.. mas apesar de tudo.. a dove ta mostrando um realismo bacana.. tipo.. se vc usar os produtos deles, vc nao vai virar uma jessica alba, mas vai exaltar o que cada mulher tem de mais bonito... n_n

Andarilho disse...

Não precisa ser uma Jessica Alba pra ser bonita.

E muito menos pra ser amada, que é o que acaba importando.

Anônimo disse...

Só pra comentar a respeito da propaganda do axe .. do ultimo video..

Sim, as duas marcas são da Unilever, e... bom, cada um faz o possível pra vender o seu produtp, né?!
Então, não é pq a dove faz a campanha pra real beleza q ela realmente defenda a real beleza...
Ah, e tb tem outro porém, cada uma das contas pode pertencer a agencias diferentes, e isso muda tudo de novo..

Teria que falar pra pessoa q fez o vídeo q ela está relativamente enganada ao fazer essa crítica... né!?