2008-05-31

A garota do relógio

The Clocktower, a torre do relógio, é simplesmente lírico. Trabalho de conclusão de curso da artista Cara Antonelli na Rigling College of Art and Design, The Clocktower é tocante, ao mesmo tempo em que é simples. Bem, simples no sentido de enredo. Porque a animação em si, pelo menos pra leigos como eu, não é nada trivial. Assista primeiro, antes de continuar lendo:



The Clocktower conta a história de uma garota que na verdade, faz parte das engrenagens do tal relógio da torre. Mais do que uma simples engrenagem, a garota com seu vestido-engrenagem é o que move todo o resto, enquanto ela dança. E esse relógio não é exatamente um relógio comum, mas o próprio tempo.

Quando a garota resolve sair do relógio pra conhecer a cidade festiva, com seus balões coloridos, uma metáfora para as alegrias do mundo, tudo simplesmente pára e se torna cinza, sem cor. Pois sem o tempo pra continuar a ditar o ritmo da vida, tudo congela.

Entendendo a sua função no mundo, ela se resigna e volta para a torre. Pois ela entende que o fardo que ela carrega, a responsabilidade, o seu trabalho, é o que faz com que a cidade viva e os balões coloridos continuem a subir rumo aos céus. Mesmo que ela não possa desfrutar de toda a beleza que ela mesma torna possível.

O fardo dela é continuar a dançar, mesmo que ela apenas possa contemplar a alegria da cidade de longe, e que apenas alguns poucos balões soprados ao acaso pelo vento, cheguem as suas mãos.

Digam o que quiserem, mas eu acho esse tipo de sacrifício, triste, muito triste. Mesmo que os que têm tal fardo se resignem, isso não deixa de ser triste.

A animação foi muito bem feita, e a música, perfeita, só ela já passa boa parte sensação que o vídeo provoca.

Sem dúvida, entrou pra minha galeria de vídeos que me comoveram (e talvez eu não admita, mas que encheram os olhos de lágrimas... apesar de que não caiu nenhuma n_n).

Vídeo via Smellycat. Inclusive no post sobre o The Clocktower, tem um vídeo de making-of.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! ADORO teu blog, jah tinha me eskecido como me identifico... bem, ainda estou na Inglaterra, mas meu trabalho no hospital so tem indiano e nepales... :S dai os idiomas... :P

Bjs mil...
;)

Lomyne disse...

Você tem razão, andarilho, é triste... é lindo, mas triste...

Perdido disse...

Mas se não fosse a tristeza, a gente não ia saber o que é alegria! Afinal, no final das contas, um balão entrou pela janela do relógio...