2008-05-27

O que é ser um sucesso - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para CBN, de 27/05/2008. Áudio original disponível no site da CBN.

O sucesso no mundo corporativo

Um ouvinte, gerente de uma grande empresa, está vivendo, como ele diz, "uma fase de questionamento de foro íntimo". E ele pergunta: o que é ser um sucesso no mundo corporativo?

Agradeço porque a consulta me permite resgatar um texto que escrevi faz tempo. Em síntese, o sucesso depende de como cada um define sucesso.

Por exemplo:

O pessimista: sucesso é algo que jamais me acontecerá.

O otimista: sucesso é algo que ainda não me aconteceu.

O tremendamente otimista: já comprei o livro "Sucesso em 3 passos".

O executivo*: sucesso é não ter de esperar na lnha.

O inconformado: sucesso é o que a vida está me devendo.

O conformado: se sucesso fosse caspa, pobre nascia careca.

O exagerado: sucesso é o que eu sempre fui.

O invejoso: o sucesso só vem para quem não merece.

O submisso: sucesso é qualquer coisa que meu chefe faz.

O chefe*: sucesso é convencer meus subordinados de que eu sou um sucesso.

A mãe: sucesso é o que meu filho um dia vai ser.

A sogra: sucesso é o que meu genro nunca vai ter.

O ambicioso: sucesso é o próximo passo.

O esnobe: o insuportável no sucesso é ter que ficar explicando.

O enigmático: sucesso é o que os outros pensam que eu não tenho.

O preguiçoso: sucesso até que é bom, mas dá muito trabalho.


O persistente: sucesso é uma questão de tempo.

O corrupto: sucesso até dá para conseguir, mas não vai sair barato.

O político*: sucesso é o que se promete e realidade o que se comete.

O acomodado: sucesso não traz felicidade.

O jovem: sucesso é o que eu vou ser antes dos 30.

O adulto: sucesso é o que eu vou ser antes dos 50.

O velho*: quando eu era jovem, o sucesso parecia mais fácil.

O hipócrita: sucesso nem é preciso ser, basta aparentar.

O hipocondríaco: eu só vou ter sucesso no dia em que isso for doença.

O megalomaníaco: sucesso é ser eu.

O místico: nós não escolhemos o sucesso, o sucesso é que nos escolhe.

O pragmático: o sucesso depende do ponto de vista de quem observa.

O humilde: é melhor ser o fracasso que come, do que o sucesso que passa fome.

O fatalista: sucesso, nem adianta ter, porque um dia vai acabar.

O aproveitador: sucesso é ser amigo de quem tem sucesso.

O erudito: sucesso é um trissílabo paroxítono.

O chato: e por falar em sucesso, eu por exemplo...

O cético: sucesso é coisa para filósofo.

O filósofo: sucesso é o que já temos, mas não sabemos dar valor.

Esse deve ser o caso do nosso ouvinte.

Max Gehringer, para CBN.


/***************************************************************

O texto ao qual o Max Gehringer se refere é O que é... SUCESSO, publicado na revista Você S.A. de abril de 2002. Abaixo, o texto de introdução da coluna:

Sucesso é um estado de espírito. A origem da palavra explica por quê: successus é o particípio passado do verbo latino succedere, "acontecer". Ou seja, sucesso é apenas um fato acontecido. Qualquer um, mesmo o mais banal. A maneira como situamos esses fatos no contexto de nossas vidas é o que nos dá a percepção, puramente pessoal, de "algo extraordinário". É por isso que cada um enxerga o sucesso de seu jeito...

* Essas linhas não estavam no comentário da CBN, mas estavam no texto original publicado na Você S.A. Decidi por colocá-las, porque são engraçadas.

2 comentários:

disse...

Nem me fale de memória. Tive que fazer um esforço danado pra lembrar das coisas. Fiquei matutando um tempão.

Acho que sucesso é conseguir atingir os objetivos que se tem, um por um, sem pressa.

Bjo

Unknown disse...

Eu me enquadro em vários.... mas eu prefiro acreditar que... seilá.

Beijunda ^^