2008-05-02

Os mais bem adaptados terão mais chances - by Max Gehringer

Aqui vai a transcrição do comentário do Max Gehringer para CBN, de hoje, 02/05/2008, um dia frio e chuvoso. Se quiser ouvir o áudio original, ele está disponível no site da CBN.

Os mais bem adaptados terão mais chances

"Olá", diz um ouvinte. "Meu caso é o seguinte: eu me formei em uma universidade muito conceituada e fui o primeiro aluno de minha turma. Ao me graduar, aos 21 anos, consegui rapidamente um estágio. Só que a partir do momento em que pisei em uma empresa pela primeira vez, tudo começou a desandar. Já passei por 4 estágios em 2 anos e ainda não consegui ser efetivado. O que eu tenho encontrado é muita politicagem e muito puxa-saquismo. Posso até estar errado, mas o que vi nas empresas por onde passei, todas famosas e de grande porte, foi o triunfo da incompetência."

Uau. Vamos lá.

Quando você diz "posso até estar errado", imagino que você esteja querendo dizer "sei que estou absolutamente certo". Eu diria que você está muito mais equivocado do que imagina. De certa forma, você está afirmando que todas as pessoas que ocupam cargos de direção em empresas são incompetentes que chegaram aos cargos por caminhos excusos, e obviamente, isso não é verdade.

Você está de parabéns por seu desempenho acadêmico, mas o diploma foi a chave que lhe abriu a porta do mercado de trabalho. Uma vez dentro desse mercado, não adianta você ficar mostrando sua chave para os colegas, mesmo que a sua chave seja dourada, e a deles, seja de latão.

Num curso superior, é possível obter ótimas notas sem demonstrar liderança, sem ser criativo e até mesmo, sem conversar com os colegas de classe. Em empresas, a concorrência se dá através de resultados mensuráveis, de bom relacionamentos com chefes e colegas, e de ótimo marketing pessoal. E você está enxergando esses dois últimos fatores como politicagem e puxa-saquismo.

Eu lhe sugiro apenas considerar que a empresa não é a continuação da faculdade. É um mundo novo e diferente. Como dizia o bom Darwin, os mais bem adaptados terão mais chances. O problema não está no sistema que não se adaptou a você. Está em sua própria falta de adaptação ao sistema.

Max Gehringer, para CBN.


/**********************************************************

Talvez o pobre ouvinte do Max tenha realmente só passado por empresas ruins, pois elas existem aos montes. Mas as chances disso acontecer diminuem drasticamente ao aumentar a quantidade de empresas por onde ele passou.

Então, vale a pena refletir: quando você acha que o mundo inteiro a sua volta está errado, talvez o errado seja você. =P

Um comentário:

disse...

Com certeza. E outra, é verdade que tem politicagem e puxa-saquismo, mas a grande maioria das pessoas trabalha duro, muito duro. Faz hora extra, se estressa, faz tudo o que pode e mais um pouco.

Bjo