2008-05-23

Pontualidade no mercado de trabalho - by Max Gehringer

Mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer, para CBN. Esta, de hoje, 23/08/2008, feriado pra muita gente. ;) O áudio original está no site da CBN.

Pontualidade no mercado de trabalho

Consulta sobre atrasos:

"Na empresa em que trabalho", diz um ouvinte, "os funcionários marcam ponto. Pequenos atrasos, de até 15 minutos, sempre foram considerados normais e ninguém dava bola para isso. Agora, entrou um novo gerente que é meio paranóico com relação a pontualidade. Usando os nossos registros de ponto, ele montou uma tabela, mostrando que no ano passado, mais de 200 horas de trabalho foram perdidas em função de nossos pequenos atrasos diários. E aí, o gerente implantou uma nova regra: os minutos de atraso passaram a ser somados. No fim do mês, para cada 15 minutos de atrasos acumulados, é descontada uma hora de salário. E eu pergunto: isso é justo?"

Bom, eu também sou a favor da pontualidade. É uma questão não só de produtividade, como também de respeito ao próximo. Mas no Brasil, raramente uma reunião começa na hora marcada e com todos os participantes presentes, porque alguém sempre aparece com uma ótima desculpa por ter deixado os pontuais esperando por ele. Porém, embora o argumento do gerente possa até parecer justificado, ele não tem qualquer amparo legal. A lei número 10.243, incorporada em 2001, ao artigo 58 da CLT, permite um atraso diário de 5 minutos, tanto na entrada quanto na saída.

Uma coisa que o novo gerente não considerou é o caso inverso: usando a lógica dele, um funcionário que todos os dias marcasse o ponto 5 minutos após a hora de término do expediente, poderia somar esses minutos no fim do mês e pedir horas extras. Mas a lei também não permite isso. A conta é sempre feita por dia, o que significa que os minutinhos a mais ou a menos não podem ser acumulados, na semana ou no mês. Porém, quem chega 6 minutos atrasado pode ter uma hora inteira descontada.

Em resumo, a lei é mole por um lado, ao tolerar um atraso de 5 minutos. Mas é dura pelo outro, ao permitir que o empregado que atrasou 6 minutos, trabalhe 54 minutos de graça.

Max Gehringer, para CBN.


/**********************************************************

Falando em pontualidade, me lembrei desse post do Muito Japão: Comprovante de Atraso, aonde ele comenta sobre "comprovantes de atraso", emitidos nas estações de trens, quando por algum motivo, algum trem atrasa. Esses comprovantes servem como um atestado pro chefe, justificando pequenos atrasos, em decorrência de atrasos nos trens.

Como os trens são um dos meios de transporte mais utilizados por lá (talvez perdendo somente para as pernas, hehehe), até faz sentido. Mas aqui, aonde um trabalhador de cidade grande tem que pegar trem-lotação-ônibus e ainda caminhar um bocado, isso é impensável. E fico do lado do trabalhador, pobre coitado que depende de ônibus nesse país é fod@!

3 comentários:

jujudeblu disse...

Concordo que isso do gerente é paranóia. Afinal, as coisas mais modernas no âmbito do trabalho consideram que, ainda que vc trabalhe menos horas, o importante é fazer o que deve, ou seja, a maioria das pessoas quando chega atrasada já chega se sentindo mó mal, então o chefe coloca essa pressão toda, a pessoa acaba ficando mais preocupada em cumprir o horário do que em, de fato, "produzir"! Afinal, não é só o "tempo" que conta ao se falar em produtividade, principalmente pensando em recursos HUMANOS...

E sobre o post abaixo, eu não entendi direito e, aliás, não percebi nada de diferente no teu blog! uahauhahuahuauhahu

Besitos!

disse...

Eu acho que é importante a questão da pontualidade. Mas acho que está nas horas das pessoas olharem além disso de tempo. Tirando as funções em que a pessoa precisa estar na empresa para trabalhar, como secretária, telefonista, etc. Acredito que os demais funcionários poderiam fazer os seus horários, ao invés de bater o ponto. Cada funcionário teria uma meta de trabalho diária, ou semanal, e teria que dar conta dela, não importa o tempo que trabalhasse.

enfim...

Bjo

CintiaYamane disse...

onde trabaio eu sempre atraso... mas tb, o dia que precisa , fico ate mais tarde, 8, 9 horas.. mas ai quando vc precisa, ninguem lembra disso.. u_u