2008-06-30

Entrevista de Emprego é uma simples avaliação - by Max Gehringer

Mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer para CBN, do dia 30/06/2008. Áudio original disponível no site da CBN.

Entrevista de emprego é uma avaliação simples, não uma série de armadilhas

Aproveitando a consulta de uma ouvinte, vou voltar a um tema recorrente: as entrevistas de emprego. A nossa ouvinte diz que não consegue ir bem em entrevistas, porque vacila nas respostas. Depois, na rua ou em casa, repassando mentalmente as perguntas que foram feitas, a nossa ouvinte formula respostas maravilhosas. E aí, se sente pior ainda, por não ter falado o que sabia e podia.

Para muitos candidatos, e principalmente os mais jovens, a entrevista se assemelha a um interrogatório policial, em que cada pergunta precisa ter uma resposta exata. A matemática funciona assim, mas a entrevista não. Qualquer pergunta pode ter várias respostas, todas certas. O problema é que essa ansiedade em querer saber de antemão a resposta correta e perfeita, acaba gerando medo. E aí, na hora da entrevista, o medo acumulado gera o famoso branco, aquela sensação horrível de ficar olhando para o entrevistador sem saber o que dizer, como se ele tivesse perguntado qual é a circunferência da lua em milímetros.

Não por acaso, candidatos confiantes sempre levam vantagem em entrevistas. Por isso, para os ansiosos, o mais importante é passar bem pela primeira questão, que não varia muito: "fale um pouco sobre você", ou "por que você quer trabalhar conosco", ou algo parecido. Mas é, exatamente aí, na largada, que os ansiosos se perdem. Ou aceleram demais, falando o que não deveriam, ou puxam o freio de mão, não falando o que poderiam.

A melhor solução é estudar a empresa. Obter números e fatos sobre ela, através do site ou de informações de amigos.

A primeira resposta deve ser curta, positiva e confiante. Por exemplo, "quero fazer parte de uma empresa que cresceu 28% no ano passado". Superado esse primeiro obstáculo, o medo irá desaparecendo, e as perguntas seguintes já parecerão o que realmente são: uma avaliação simples, e não uma série de armadilhas.

Max Gehringer, para CBN.


/********************************************************

Mais textos relativos a entrevista de emprego:

Quem mandou perguntar?

Em uma entrevista, alguns sinais não-verbais são mais fortes do que as palavras

O importante em uma entrevista é manter o autocontrole para responder qualquer tipo de pergunta

Como saber seu desempenho em uma entrevista de trabalho

Nenhum comentário: