2008-06-21

Honey and Clover JDrama - personagens e diferenças

Estou pra fazer este post há um mês, mas sempre ficava com preguiça...

Bem, é pra falar que eu acabei de ver, quer dizer, faz um mês que eu terminei de assistir o jdrama (ou j-drama, ou dorama) de Honey and Clover. Doramas são tipo novelinhas japonesas, mas com formato mais parecido de nossas mini-séries, ou seja, poucos episódios (cerca de 11 ou 13) e exibição semanal. Muitos são inspirados em animes ou mangás, e este é o caso.

Assisti a versão feita pelo MDAN, o mesmo fansubber que legendou toda a série H&C anime.

Como sou um grande fã do anime, não pude deixar de constatar várias diferenças nesta adaptação. Algumas necessárias, outras nem tanto. Neste post, apresento os personagens de Honey and Clover, versão j-drama, com alguns comentários meus:

Personagens Principais:


Yuuta Takemoto, ou simplesmente Takemoto-kun: se eu tivesse que escolher apenas um, dentre os cinco personagens principais, para ser o fio condutor da história, acho que seria o Takemoto-kun. Inseguro e meio perdido na vida, ao longo da história ele fará uma jornada de auto-conhecimento. Takemoto se apaixona a primeira vista pela Hagu-chan, formando um triângulo amoroso com Morita-san.

Mas triângulos amorosos em Honey and Clover não são aqueles dramalhões mexicanos, com disputas e sabotagens. Ao contrário, eles são mais contidos, sentimentos não são extrapolados e gritados ao vento. O conflito é muito mais interno, de cada personagem consigo mesmo e com seus sentimentos.

No dorama, o lado cômico de Takemoto é mais acentuado, com ele protagonizando algumas cenas cômicas estilo pastelão, além de ser constantemente “sacaneado” pelos seus amigos. Fora esse lado azarão de ser, toda a insegurança, dúvidas, medos e dramas do personagem foram fielmente retratados. Takemoto-kun representa todos esses sentimentos, de estar perdido, sem rumo, que todos nós enfrentamos em determinados momentos da vida, muitos no vestibular, muitos depois de formados, ou em outras situações diversas.


Hagumi Hanamoto, ou carinhosamente apenas Hagu-chan: artista genial, vê o mundo com um olhar especial, somente dela, e consegue passar esse sentimento para suas obras, sobretudo os seus quadros. Não nota a paixão de Takemoto, e acaba se apaixonando por Morita-san.

É muito tímida, traço que foi atenuado no dorama. Além disso, muitos dos seus dramas foram simplesmente retiradas do dorama, como por exemplo a solidão proporcionada pelo seu talento, com a inveja de outros estudantes. Além, é claro, de toda a comédia derivada da pequena estatura dela no anime/mangá.

Cresceu no interior, e vem para Tóquio trazida pelo seu primo, o professor Hanamoto, que é uma espécie de guardião dela. No anime, a relação entre eles é bem mais forte, no dorama, Hagu-chan é bem mais independente e forte. Na minha opinião, mesmo desconsiderando as adaptações “físicas” necessárias que a personagem sofreu, ela foi, junto com o Morita-san, a que mais teve alterações na adaptação.


Morita Shinobu, ou apenas Morita-san: artista talentoso, o maior talento da universidade, junto da Hagu-chan. No anime tem um ar misterioso, sempre sumindo para trabalhos, juntando dinheiro, coisa que é explicada bem depois, com a inclusão do drama familiar dele. No dorama, toda essa parte foi descartada.

A personalidade também foi bastante alterada, apesar do traço “faço o que quiser, quando quiser”, continuar no personagem.


Takumi Mayama, ou apenas Mayama-kun: estudante do último ano de arquitetura, tem uma paixão forte pela Rika-san, sua chefe no trabalho. Entre idas e voltas, acaba trabalhando em outro escritório, mas acaba voltando para o lado de Rika-san. A relação entre os dois é complicada não apenas pelo fato dela ser bem mais velha, mas por causa do falecido viúvo dela, que ainda é um fantasma na memória.

Mayama-kun talvez seja o mais maduro dos personagens principais, apesar de muitas vezes fugir de confrontos. Essa “maturidade” que é mostrada no anime, não é apresentada no dorama. Forma com Rika-san e Yamada-san, outro dos triângulos amorosos de Honey and Clover. Ou, se incluirmos Nomiya-san, um quadrado amoroso.


Ayumi Yamada, ou apenas Yamada-san: estudante de arte, especializada em cerâmica, é totalmente apaixonada pelo Mayama-kun, o que lhe traz muita dor, uma vez que Mayama apenas a vê como a melhor amiga. Ao longo da série, acaba desenvolvendo uma relação, que fica em aberta, indefinida (por parte dela), com o Nomiya-san.

Tirando a inclusão do núcleo da família Yamada no dorama, um núcleo cômico, a caracterização da personagem seguiu fielmente o anime.

Personagens Coadjuvantes:


Shuuji Hanamoto, ou apenas Hanamoto-sensei: é quase um pai para Hagu-chan, trazendo ela do interior. Além disso, é um amigo próximo de Rika-san, junto com o falecido marido dela, formavam um trio de amigos muito próximos.

No dorama, tanto o lado cômico (na sua “corujice” pela Hagu-chan) quanto a sua relação mais próxima a Rika-san não são mostrados, assim como acontece no anime. Um dos personagens que mais ficaram “apagados” no dorama, em relação a sua contraparte no anime.


Rika Harada, ou apenas Rika-san: junto com seu falecido marido, havia criado o escritório de design Harada. Depois da morte dele, fica muito fragilizada, tanto física quanto emocionalmente. Neste momento, o professor Hanamoto indica para trabalhar como assistente dela, um aluno seu, Mayama-kun. Apesar de ainda estar ligada ao seu falecido marido, ao longo da série, Mayama-kun consegue uma maior abertura de Rika-san.

O drama pessoal de Rika-san foi bastante atenuado no dorama. No dorama, a cicatriz que carrega provém da lembrança dos últimos momentos com seu marido (momentos estes, que ela considera como causa da morte dele), ao contrário do anime, em que ela tem várias cicatrizes e o corpo fragilizado, por causa do acidente que ela sofrera junto com o marido, mas que apenas ela sobrevivera.


Takumi Nomiya, ou apenas Nomiya-san: trabalha no escritório de design Fujiwara, e logo mostra interesse pela Yamada-san.

Outro personagem que sofreu várias simplificações no dorama. No anime, ele começa como um galanteador, e depois de algum tempo desenvolve verdadeira afeição pela Yamada-san, coisa que praticamente acontece instantaneamente no dorama. Além disso, no anime ele é bastante parecido com Mayama-kun, em vários aspectos, coisa que não é mostrada no dorama.


Miwako Teshigawara, ou apenas Miwako-san: trabalha junto ao Nomiya-san no escritório. A principal responsável por fazer com que a Yamada-san faça trabalhos de cerâmica para o Fujiwara Design, e consequentemente, veja bastante tanto Nomiya-san quanto Mayama-kun.

Outra personagem extremamente simplificada no dorama. No anime, tem todo um lado cômico dela, junto com o seu cachorro (que nem aparece no dorama). Além disso, no anime ela é responsável por muitas situações tipo “quero ver o circo pegar fogo”, mas não deixa de ajudar os amigos quando é preciso.


Kazuo Aida: padrasto do Takemoto-kun, teve sua personalidade bastante alterada, tornando-se ainda mais expansivo, no dorama, tornando-o um personagem cômico, apesar de ainda fazer parte do drama de vida do Takemoto-kun.


Lohmeyer-senpai: um residente do alojamento em que os três personagens principais masculinos vivem, é considerado por todos um senpai, como se fosse uma figura paterna, um irmão mais velho.

No anime, aparece pouco (se não me engano, só no capítulo especial L), mas no dorama é presença constante, oferecendo sempre conselhos e o que poderia ser considerado iluminação espiritual, mas sempre em contextos mais cômicos.

/*************************************************************

Se quiser baixar, tem um torrent com todos os episódios, no tracker do MDAN. Pra baixar de lá, tem que fazer um registro, gratuito, pra baixar os torrents, e claro, manter um bom equilíbrio entre download e upload! Vale a pena, porque lá tem muito anime bom também pra baixar. E aproveitem, que por enquanto eu ainda estou de seed, enquanto meu HD permitir.

3 comentários:

CintiaYamane disse...

aahhh o anime nao é um que no começo aparece um carinha pedalando uma bicicleta falando sobre a vida...???? eu axo que comcei a ver.. o anime

Andarilho disse...

É esse mesmo.

Anônimo disse...

Anime, anime... vocês têm que ler o mangá para saber da história toda. Morita e Hagu ficam juntos, sim, pois se amam - e vão viver no interior. Já o Takemoto vai viver a vida trabalhando em uma firma qualquer... Morita e Hagu são gênios, quem mais conseguiria apoiar um ao outro?