2008-06-26

Javascript power

Que Javascript é poderoso, todo mundo que usa os aplicativos do Google deve saber (o Gmail é um bom exemplo), afinal, praticamente todos esses novos aplicativos Web 2.0, que exibem grande interação, usam AJAX e consequentemente, Javascript.

Mas e que tal aplicações menos... sérias? Já imaginou jogar no seu browser, totalmente feito em Javascript, clássicos como Wolfenstein 3D, Super Mario Bros. ou mesmo Super Mario Kart?

Jacob Seidelin, que tem o blog Nihilogic, não só pensou nisso, mas colocou as mãos na massa. Tá certo que os jogos não estão completos, mas só pelo fato de terem sido totalmente escritos em Javascript, é um feito e tanto!

Neste post, ele mostra o Super Mario Kart em Javascript.



Neste outro, uma amostra bem simples, do Wolfenstein 3D, em Javascript. Só tem parte do mapa da primeira fase, e os inimigos simplesmente permanecem parados ali, mas sabendo que foi tudo feito com Javascript, torna de certo modo, a experiência emocionante (pelo menos pros geeks).



Neste post, uma experiência, trazendo o clássico Super Mario Bros. em apenas 14 Kb, em Javascript.



Além de ver os jogos clássicos, o mais legal é ler nos posts os comentários do autor, sobre o processo de criação desses joguinhos.

7 comentários:

Lomyne disse...

eu quero joga-ar!!!

Andarilho disse...

Huhuhu, se quiser experimentar, basta ir nos posts no nihilogic, lá tem os links pras páginas.

Se bem que esses jogos são mais conceituais do que outra coisa. Além de terem só uma fase, têm vários bugs, como o Wolfenstein 3D.

Anônimo disse...

haja saco pra fazer um jogo inteiro desses em javascripts : P

Anônimo disse...

javascript

disse...

Meu Deus!!!

Eu jogava Mario no gameboy!!!

Bjo

Anônimo disse...

Dramático!
A ordem de exposição não tem nada a ver com a colocação no meu coraçãozinho xD.

E eu prefiro jogar no emulador de SNES :P.

CintiaYamane disse...

ue.. kd o cogumeloo logo no primeiro tijolim??
aai no meu ele pula esquisito, lerdo quando ta se movimentando pra frente... sera minha conexao?