2008-06-25

Uma sociedade movida a cafeína

Pra variar um pouco, esta é a transcrição do bloco "Saúde em Foco", que vai ao ar pela rádio CBN, por Luís Fernando Correia. O áudio original você pode ouvir no site da CBN.

Uma sociedade movida a cafeína

Os cidadãos ocidentais, especialmente os norte-americanos, estão bebendo mais café do que nunca. O consumo de café, bebidas energéticas e refrigerantes ricos em cafeína subiu mais de 40% no último ano nos Estados Unidos. As pessoas estão usando as bebidas com cafeína para conseguir manter o ritmo frenético da vida dos dias de hoje.

Enquanto uma xícara de café possui entre 80 e 150 mg de cafeína, uma latinha de bebida energética pode fornecer até 360 mg da mesma substância, dependendo do produto.


A cafeína funciona suprimindo substâncias neurotransmissoras do cérebro que produzem a sensação de cansaço. Esse é um dos mecanismos por trás do vício em cafeína. Os usuários passam a depender da cafeína para se sentirem alertas e bem dispostos.

As consequências do consumo exagerado de cafeína começa com a diminuição das horas de sono e alterações no humor, como irritabilidade e agitação. Além desses efeitos, o sistema cardiovascular pode sofrer com aumento da frequência cardíaca e arritmias, que são alterações do ritmo normal do coração. O aparelho digestivo ajuda o corpo a pagar a conta do excesso com o aparecimento de irritação no estômago e alterações do ritmo intestinal.

As recomendações internacionais para os limites de consumo de cafeína variam em torno de 200 mg por dia, algo acerca de 2 a 4 doses, dependendo da bebida cafeinada da sua escolha. Outro aspecto preocupante do uso excessivo da cafeína é a associação desse hábito com o tabagismo ou consumo de álcool. E se essa combinação for acompanhada por um perfil sedentário de atividade física, se torna uma bomba relógio para o coração e artérias do corpo. Todos esses problemas são reversíveis com a diminuição ou mesmo o fim do uso excessivo da cafeína.

Pense na sua rotina e no consumo de cafeína durante o dia. Feito isso, avalie a possibilidade de troca por bebidas sem cafeína.


/****************************************************

E não poderia terminar este post sem citar a Cafeína, do blog Bebendo Fumaça. Se ela ainda não move a sociedade, é uma questão de tempo, já que a Jean Grey tem potencial de sobra. ;)

3 comentários:

Lomyne disse...

Cafeína é tudo... a menos que a gente passe a trabalhar só meio expediente...

Unknown disse...

sinceramente? Senti que ganhei um post inteiro só sobre mim...e ganhei o dia heheheheh adooooro e viva a bomba relógio rs
bjo

Andarilho disse...

Fiz o post pensando em vc, Cafê.

=D