2008-06-29

Wall-E

Cinco palavras para definir Wall-E, a nova animação em cartaz nos cinemas: O MELHOR FILME DA PIXAR!


Já faz duas horas que sai da sessão do filme, e ainda estou mexido por Wall-E. Acreditem, isso não é pouca coisa.

Na fila pra comprar o ingresso, me veio uma dúvida: será mesmo que eu desembolso uma grana e assisto Wall-E, que ainda por cima que só tem cópias dubladas? Eu sempre gostei das animações da Pixar, mas nenhuma delas entrou pro meu rol de filmes inesquecíveis. Bem, isso mudou hoje.


Bem, as crianças, como de costume, vão adorar o filme, afinal a parte gráfica está novamente excelente, o design dos personagens muito bem feito, e as cenas atrapalhadas que as crianças adoram estão todas ali.


Mas Wall-E é muito mais. É um filme romântico, travestido de ficção científica. É sutilmente triste e melancólico no começo, mas oferece redenção ao final.

Historinha boba, um robô solitário na Terra, o último do gênero, continua a exercer a sua diretriz: limpar o lixo dos humanos. Enquanto realiza seu trabalho, acompanhado apenas de seu "sidekick", uma baratinha, sonha com algo mais, sonha com companhia, com os melhores sonhos que nós, humanos, pudemos sonhar.


O destino do pequeno robô, chamado de Wall-E (que na verdade deve ser a sua marca), muda quando a pequena robô Eva (Eve, no original), chega a Terra. Desnecessário dizer que o atrapalhado robozinho se apaixona pela avançada Eva.


A partir daí, uma jornada para o pequeno robô começa, envolvendo uma viagem espacial, o destino dos humanos, e uma pequena revolução.


Não vou contar mais, apesar da história ser previsível, a magia de como ela é contada faz toda a diferença.

Também não vou analisar o filme segundo a crítica, mesmo que sutil (ou as vezes, nem tanto), que ele pode suscitar. Basta dizer que você poderia analisar tanto a questão ecológica, tão em voga hoje em dia, quanto aspectos da cultura e sociedade, não restritas a cultura/sociedade americana, mas globais.

Dito isso, aqui vai um conselho: se não viu o filme, vá ver. Vale a pena. E deixe-se encantar por um robozinho que pode não falar muitas palavras, mas sem dúvida, diz muito. A respeito de todos.


P.S. Já estou esperando sair o DVD. Esse eu faço questão de comprar.

Um comentário:

Lomyne disse...

Eu vou parar de ler isso aqui! To atrasada nos filmes, caramba!!! Mas eu vi Kung Fu Panda!!!