2008-07-08

Espelho Humano - Eu quero é ver o caos!

Bem, nem tanto assim...

Há algum tempo rolou em vários sites/blogs, um vídeo em que um bando de pessoas, de repente, ficam paralisados ao mesmo tempo, na maior estação de trem do mundo, em New York. Claro que se tratava de uma brincadeira, mas os simples transeuntes ficaram bem surpresos. Se você não viu, veja abaixo, é um barato:



Bem, este "evento", na verdade mais uma intervenção artística, se podemos chamar assim, é cortesia do grupo Improv Everywhere. Na verdade não é um grupo formalmente constituído, já que a ligação entre os indivíduos é apenas a vontade de fazer algo interessante/diferente.

Nas palavras que constam no próprio site: Improv Everywhere causa cenas de caos e diversão em lugares públicos. Criado em Agosto de 2001 por Charlie Todd, Improv Everywhere já executou mais de 70 missões envolvendo milhares de agentes disfarçados. O grupo é baseado em New York.

Se quiser mais informações sobre a "paralisação na estação de trem", neste post do Improv Everywhere - Frozen Grand Central, tem mais informações, uma espécie de making-of do evento.

A última do grupo foi a "missão" Human Mirror, ou Espelho Humano. Dessa vez, através da Internet, reuniu-se alguns gêmeos idênticos, com o objetivo de fazer um verdadeiro espelho humano dentro do metrô. Olhem o vídeo de como ficou:


Human Mirror from ImprovEverywhere on Vimeo.

Vou dar uma resumida da explicação/making-of abaixo, mas se você entende inglês, pode ver tudo neste post: Human Mirror at Improv Everywhere, inclusive a descrição de algumas reações bem engraçadas:

A mailing list do grupo cresceu tanto que eles começaram a pensar em diferentes idéias. Desta vez, eles mandaram um pedido pra ver quantos gêmeos idênticos eles poderiam encontrar. Em um dia, mais de 50 pares responderam. A maioria dos gêmeos não pode participar do dia e hora marcados para a missão, mas 8 apareceram. Destes, quase nenhum já havia participado de uma missão antes.

(Primeiro grupo de gêmeos)

De fato, depois de algumas semanas esta missão foi realizada novamente. A primeira vez foi um sucesso total, mas a filmagem não ficou tão boa como poderia ter ficado. Isto porque é muito difícil capturar as reações da audiência em uma missão como esta, em um metrô, mantendo as câmeras escondidas. Depois de investir em microfones wireless e em uma nova câmera, foi feita uma segunda missão.

(O segundo grupo de gêmeos)

Apenas dois pares de gêmeos, do grupo original, pôde participar da segunda missão. Entretanto, 8 novos pares, que não puderam participar da primeira missão, participaram desta.


A missão passada para os participantes foi a seguinte: os gêmeos se sentariam cada um, em um lado do vagão, um em frente ao outro. Uma vez em seus lugares, o trabalho deles seria imitar o outro o mais perfeitamente possível. Se um deles coçasse a cabeça, o outro também o deveria fazer. Se alguém perguntasse a um deles o que estava acontecendo, eles deveriam dizer que não havia nada de incomum, e também dizer que não viam o seu gêmeo.






Notícia do espelho humano via Damn Cool Pics: Human Mirror.

2 comentários:

Anônimo disse...

Super legal essa idéia, eu ainda não tinha visto.
Imagino a sensação de chegar a um lugar e encontrar as pessoas paralizadas,deve passar mihões de coisas pela sua cabeça até a ficha realmente cair.
Valeu,
Abraço

disse...

Que legal. Adorei. Ficou muito massa.

Bjo