2008-07-06

Pular a hierarquia é um dos pecados imperdoáveis em uma empresa - by Max Gehringer

Mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer, de sexta-feira, 04/07/2008. Saindo um pouco atrasado, mas antes tarde do que nunca.

Se você quiser ouvir o áudio original, está disponível no site da CBN.

Pular a hierarquia é um dos pecados imperdoáveis em uma empresa

Consulta de um ouvinte com muitas idéias. Ele diz: "Vejo muita coisa errada aqui na empresa, tanto em processos quanto em pessoas. No caso dos processos, eles estão desatualizados. No caso das pessoas, existem algumas sem qualquer competência técnica para desempenhar suas funções. Como vim de uma empresa de grande porte, eu enxergo essa situação com mais clareza que os gestores que estão aqui há muito tempo, fazendo sempre as mesmas coisas, do mesmo jeito. Já conversei algumas vezes com meu gerente numa boa, mas ele me dá a impressão de não entender o que eu estou propondo. Por isso, estou pensando em falar diretamente com o diretor para expôr minhas idéias."

Bom, vamos começar definindo o que são "coisas erradas". Em sua mensagem, bastante longa e detalhada, você não descreve qualquer situação em que a empresa esteja infringindo leis, ou sonegando impostos, ou praticando qualquer ato imoral. O que você está chamando de "coisas erradas" é a sua percepção pessoal de que certos procedimentos deveriam ser diferentes do que são. Quanto ao desempenho de alguns colegas, você deixou claro que eles estão fazendo o que a empresa espera deles, embora você ache que a empresa deveria contratar gente melhor e exigir mais.

Ao pular a hierarquia e falar diretamente com o diretor, você estaria cometendo um desses pecados imperdoáveis em empresas: o de desrespeitar a autoridade de seu chefe direto. Se isso acontecer, as chances de a empresa mudar serão mínimas, mas as chances de você mudar de empresa serão enormes.

Empresas são como organismos vivos, que expelem corpos estranhos. Nesse caso, claramente, o corpo estranho é você, mesmo que sua avaliação da situação possa estar correta. Minha sugestão: não fale com o diretor antes de ter outro emprego engatilhado. Você tem um pequeno problema, e não deve correr o risco de trocá-lo por um grande problema.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: