2008-08-26

Onde morar na sua aposentadoria - by Mauro Halfeld

Transcrição dos comentários do Mauro Halfeld para a rádio CBN, do dia 25/08/2008, sobre onde morar na sua aposentadoria.

Áudio original disponível no site da CBN.

Após aposentadoria, muitos decidem mudar de cidade

Muita gente gostaria de se aposentar, mas sente que não vai conseguir manter o padrão de vida. Uma boa saída então é mudar de cidade. Isso é muito comum nos Estados Unidos e na Europa. Lá, poucos conseguem bancar os altos custos de se viver numa grande cidade, e procuram então um paraíso, no interior ou numa região de praia. Nada mais justo, não é mesmo?

Aqui no Brasil esse movimento está só começando. Santos, Florianópolis, Camboriú, Vitória, Maceió e Natal já recebem brasileiros de alto poder aquisitivo que desejam um pouco de sombra e de água fresca. Cidades menores, de uma maneira pulverizada, também recebem um interessante fluxo de aposentados.

Custo mais baixo, menos trânsito e uma violência aparentemente menor são as grandes vantagens. E quais são as desvantagens? Olha, o sistema de saúde com menos recursos e viagens frequentes para rever parentes e amigos. Se você não se importa com isso, abra um mapa do Brasil, navegue na Internet e comece a sonhar.

Detalhe importante: verifique se seu plano de saúde atual vai lhe dar cobertura na nova cidade. Ou melhor ainda, descubra se um bom plano na nova região vai ter um custo menor do que seu plano atual. Mas antes de fechar negócio no seu imaginado paraíso, melhor passar uma temporada na região e testar se seus instintos estavam certos. Mãos à obra!

Mauro Halfeld, para CBN.

/*******************************************************************

Só para comentar sobre a cidade que eu atualmente moro, Florianópolis. Aqui o custo de vida é bem elevado, e o mercado imobiliário anda supervalorizado. Trocando em miúdos, se quiser viver aqui na ilha, prepare a carteira.

(Ponte Hercílio Luz, um dos cartões postais de Floripa.)

Pra quem pode, uma alternativa são algumas cidades da região, que têm um custo de vida mais módico. A desvantagem é que elas são longe do centro de Floripa, mas para quem não trabalha isso nem é um problema tão grande.

Bem, como isso aqui ainda é uma cidade turística, se prepare para transtornos de verão. Como exemplo, aqui tem 6 motivos para você NÃO vir para Florianópolis no verão.

Pra quem realmente gosta de praia, uma opção em Santa Catarina é Itapema. Apesar de bem badalada no verão, a cidade vem recebendo muitos aposentados, pelas suas belezas e (por enquanto ainda) tranquilidade.

Se hoje eu fosse me aposentar, iria pro interior do Paraná, em Maringá. Ô saudade dessa cidade...

2 comentários:

CintiaYamane disse...

aah eu gostava de ir te visitar em maringa, é legal la.. é freskim e é uma cidade plana... =D

Anônimo disse...

As vezes vou pra Itapema nas férias, gosto bastante de lá
Florianópolis ainda não conheci