2008-09-09

Emoções animais - Gana e seu filhote

Recentemente, fotos da gorila Gana, de um zoológico na Alemanha, segurando o seu filhote morto reacenderam o debate acerca da existência de emoções em animais.

Para Gana, parece ter sido um período de luto. O seu filhote morreu de uma hora para outra, aparentemente de um problema no coração.


Entretanto, a mamãe gorila ficou por horas tentando "reanimar" o corpo do seu filhote, de todas as maneiras que ela conseguiu pensar.


Claro que ninguém realmente sabe o que se passou na cabeça da mãe gorila, que praticamente estava segurando o filhote enquanto ele morreu.


Mas não se pode negar que as reações dos animais é praticamente a mesma que as reações dos seres humanos, em muitas ocasiões.

Os animais experimentam desde momentos que poderiam ser de extrema alegria, como este chipanzé...


...até o que poderia se chamar de luto, com toda a tristeza que a acompanha.


Independente do debate científico, quem tem ou já teve um cachorro ou um gato, sabe que além de serem inteligentes, esses bichinhos de estimação também sentem emoções, como alegria, tristeza, preguiça, etc...

E até sonham (ou neste caso, tem pesadelos) como nós:



Dog Have Nightmares - video powered by Metacafe - via Asttro


Mais sobre Gana e seu filhote no Mail Online e no New York Times, ambos em inglês. Aproveite e veja também essa galeria intitulada Animal Emotions, do Telegraph, de onde eu peguei algumas das imagens deste post.

2 comentários:

CintiaYamane disse...

ó_ò ohhh tadinha da mamãe gorila...
é, os animaizinhos tambem tem sentimentos... a pituca, por ex, o sentimento q predonimava era a preguiça e o medo (quando soltavam rojões ou chovia)...

ahahhaha.. esse cachorrinho foi demais.. pituca tambem sonhava...

|Renata_Emy| disse...

Aiii que dózinha...

Eu acredito que os animais tem sentimentos como nós seres humanos.

Meu cachorro é tão chato e ciumento que só vendo msm...

Hehe