2008-09-28

Filme: Espelhos do Medo

Espelhos do Medo (ou Mirrors no original), filme que segundo as expectativas deve estrear semana que vem por aqui (mas que eu já assisti via torrents), é mais um filme de terror americano baseado em um filme de terror oriental, neste caso, o filme coreano Geoul sokeuro.


A sinopse é a seguinte: Kiefer Sutherland (a.k.a. Jack Bauer), agora é Ben Carson, um ex-policial com problemas com remédios e álcool, devido a um incidente em que ele matou uma pessoa. Estando separado da sua família e momentaneamente morando no apartamento de sua irmã, ele tenta reconstruir a sua vida.


Para isso, ele acaba trabalhando como vigia noturno num velho Shopping Center abandonado e em ruínas (que sofrera um incêndio há alguns anos), mas que paradoxalmente mantém diversos espelhos bem conservados por dentro. Logo depois de começar a trabalhar ali, Ben começa a ter visões, sempre relacionados com espelhos e reflexos. E essas visões, como você espera de um filme de terror, são o primeiro passo para gritos, sangue e meeeedo.


Ok, nem tanto medo assim. Mas devo admitir que faz tempo que eu não assistia a um filme de terror "sincero". Sim, sincero, pois o filme tem tudo o que você espera de um filme do gênero, e tirando uns dois exageros visuais e algumas falhas no roteiro (que a gente releva, afinal é filme...), é um filme que vale a pena ser visto.

Espelhos do Medo tem sustos, mas não são aqueles sustos artificiais, criados com truques de edição e de som, mas sim, situações assustadoras. Neste quesito, faz tempo que eu não vejo um filme que explora essas situações sutilmente assustadoras, como um reflexo errado no espelho, e não apenas gritos ou sons altos partindo do nada. Não que o filme não tenha gritos, mas eles estão ali no lugar certo, sem apelação.


Visualmente, o filme é muito bom. Não considerando as cenas gore que são praticamente padrão nesse tipo de filme, a fotografia é bela e bem planejada, explorando as vezes sutilmente, as vezes brutamente, o mote principal, espelhos e reflexos. Mais ainda os reflexos, que estão por todo o filme (e que deve ter dado dor de cabeça pro diretor de fotografia).

E bem, as cenas gore são... gore! Muito sangue e talvez uma ou outra cena que impressione as pessoas mais sensíveis. Mas nada com que os fortes não consigam sobreviver. =P

(As vezes você vai, mas o seu reflexo fica.)

Em termos de história, nada muito original. Mas ela é bem conduzida, tirando um deslize ou outro (por exemplo, logo no início do trabalho é dito que o Shopping não tem eletricidade, mas vemos depois que isso não é verdade).

(A solução estilo Jack Bauer - atire primeiro, pergunte depois - não funciona no filme.)

Em suma, o filme é legal, mas não vai mudar a vida de ninguém, nem entrar pra uma lista dos "10 mais". Mas é um tipo de filme que eu há muito tempo não assistia: um filme honesto.

Trailer do filme:


Mais imagens (algumas que podem ser consideradas fortes) e mídias de Espelhos do Medo no Boca do Inferno.

Ah, e a título de curiosidade, se você for fã de animes, não deixe de ver alguns que aparecem no filme.

Um comentário:

Anônimo disse...

me convenceu, fiquei afim de ver o filme, embora as cenas gores que aparecem no trailer tem sido meio fortes demais pros meus olhos sensiveis.