2008-09-29

Uma demonstração explícita de 'puxa-saquismo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/09/2008, sobre um ouvinte que fez uma demonstração explícita do mais puro puxa-saquismo.

Áudio original disponível no site da CBN. (neste link)

/********************************************************************

Uma demonstração explícita de 'puxa-saquismo'

"Estou passando por uma situação muito chata", diz um ouvinte. "Há 3 meses, um novo gerente foi contratado para o meu setor. Em pouco tempo ele demonstrou ser um excelente chefe. Ele delega trabalhos, dá conselhos e ouve sugestões. Resolvi, como forma de agradecimento, mandar um e-mail para ele, elogiando as atitudes que ele havia tomado. Para minha surpresa, ele me chamou e me deu uma bronca. E pior ainda, não sei como, mas a história se espalhou e eu comecei a ser visto pelos meus colegas como puxa-saco. O que eu faço?"

Vamos pensar com calma.

Para começar, escrever um e-mail para um gerente cuja sala está a poucos metros de você, me parece um contra-senso. Quanto ao conteúdo da mensagem, elogiar o chefe direto por escrito, pelo bom trabalho que ele vem fazendo, é uma atitude que pode ser interpretada de diversas maneiras. Mas eu a interpretaria da mesma maneira que seus colegas. Foi uma demonstração explícita de puxa-saquismo. Mesmo que você tivesse tido a melhor das intenções.

E a bronca que você levou confirma a sua opinião de que seu gerente é muito correto e coerente. Um dia, em uma conversa, quando surgisse o assunto, você poderia elogiar indiretamente o gerente, por exemplo, fazendo uma menção positiva ao bom ambiente de trabalho. E de preferência, estando junto com outros colegas que pudessem confirmar a sua opinião.

Minha sugestão é que você não fale mais sobre esse fatídico e-mail com o seu gerente. Mas confesse, a cada um de seus colegas, que você pisou na bola, mas que pecou por ingenuidade, e não por estratégia. Evidentemente, eles entenderão melhor se você fizer essa confissão pessoalmente, e não por e-mail.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Anônimo disse...

E vc que é puxa saco do Max XYZ??? hahahahahahahahahahahaha!

Brincadeira, mas concordo, acho que elogiar pessoalmente seria mto melhor mesmo. E não elogiar diretamente a pessoa, mas acho que dizer que o seu trabalho melhorou mto depois da mudança de gestão. Meu gerente sabe disso e não acha que eu sou puxa saco. Enfim...

Andarilho disse...

Não acho que eu seja puxa-saco do Max não. Aliás, se ele um dia cair aqui, provavelmente vai falar pra eu parar de fazer essas transcrições.