2008-10-27

Em empresas, encontrar a ocasião mais oportuna para dizer a verdade é uma demonstração de sabedoria - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, de hoje, dia 27/10/2008, sobre o quanto da verdade se pode dizer na empresa, e mais importante, quando falar.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/********************************************************

O quanto se pode esticar a corda da hierarquia sem correr o risco que ela arrebente

wisdom sabedoria kanji
Consulta de um vendedor. Ele conta: "numa reunião geral de vendas, o gerente perguntou se alguém tinha alguma coisa a acrescentar ou alguma sugestão a fazer. Eu pedi a palavra e fiz uma série de críticas a procedimentos comerciais que a empresa adota, e que na minha visão, poderiam ser melhorados. Alguns colegas concordaram com minhas ponderações, mas o resultado final me pegou de surpresa. Dois dias depois da reunião, fui dispensado. Meu gerente alegou que minha dispensa foi por redução de custos, mas eu tenho certeza que não é isso: foi por eu ter falado a verdade em público. Isso quer dizer que para manter o emprego devemos ver coisas erradas e ficar calados?"

Não, certamente não. Mas tem uma coisa que eu aprendi em reuniões de vendas: um gerente nunca deve incentivar discussões e críticas se não estiver bem preparado para argumentar. O seu gerente, com certeza, não estava esperando um confronto aberto e não se preparou para ele. Por isso, ele saiu da reunião sentindo que a autoridade dele tinha sido ameaçada. E para tentar recuperá-la, ele sacou o cartão vermelho.

Eu diria então que o seu gerente cometeu dois erros: o da falta de preparação e do excesso de rigor. Mas você cometeu um: quando você disse que você fez uma série de críticas, você não avaliou o impacto que elas estavam causando, na medida em que você falava. O melhor teria sido fazer só uma crítica, e esperar a reação do gerente. Se ela fosse de incentivo, você continuaria. Se ela fosse de qualquer outro tipo, você pararia e aguardaria outra ocasião para manifestar suas opiniões, até mesmo numa conversa individual com o gerente.

Eu concordo que nessa história a culpa maior foi do gerente. Mas por outro lado, cabe ao subordinado tentar entender o quanto ele pode esticar a corda da hierarquia sem correr o risco que ela arrebente.

Em resumo, não é a verdade que está em discussão. É o momento. Em empresas, dizer a verdade é uma demonstração de sinceridade. Mas encontrar a ocasião mais oportuna para dizer a verdade é uma demonstração de sabedoria.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! Publicarei nesta Quinta-Feira. um post que considero polêmico: PAI RICO, PAI POBRE - QUEBRAM AS BOLSAS MUNDIAIS. Gostaria de contar com o prestígio do seu comentário sobre este post em nosso Blog.