2008-10-21

Endividamento dos jovens brasileiros é preocupante - by Mauro Halfeld

Transcrição do comentário do Mauro Halfeld (site oficial) para a rádio CBN, do dia 21/10/2008, sobre como um jovem pode controlar suas finanças e se livrar do endividamento.

Áudio original no site da CBN (clique aqui).

/********************************************************

Endividamento dos jovens brasileiros é preocupante

Hoje eu falo sobre uma outra crise, que é bem mais antiga e constante: o endividamento dos jovens brasileiros. Vamos ao texto que eu recebi no cbndinheiro@cbn.com.br.

"Sou advogado no início de carreira, porém já começo com uma tarefa difícil, pois já estou no vermelho. Tenho 27 anos e estou totalmente endividado com cartões de crédito e até mesmo devendo a minha faculdade. Como estou no início de carreira, eu estou ganhando pouco. Gostaria de seu auxílio de como eu devo proceder pra construir meu futuro, quitar essas dívidas altas e adquirir meu patrimônio, casa, carro, essas coisas. "


Minha resposta: é, meu amigo, não é fácil começar a vida. Um monte de desejos e poucos recursos. A saída não é agradável, mas a recompensa é ótima. Você precisa descobrir pra onde seu dinheiro está indo. Eu estou falando em registrar as suas principais despesas, seja num caderno, seja numa planilha no computador. E não adianta se iludir: é chato, mas é muito necessário.

Em poucas semanas você vai descobrir um monte de despesas não tão importantes. Prepare as suas tesouras e faça escolhas. O que você prefere? Sair nas baladas todos os finais de semana ou se livrar da dívida do cartão de crédito? O que é melhor? Comprar roupas novas ou zerar o cheque especial? Quem tem juízo, adia as despesas não necessárias e foca no essencial.

Em poucas semanas você vai começar a ver a luz no final do túnel. E vai começar a ter dinheiro sobrando no seu orçamento. Em poucos meses eu aposto que você vai mudar do time dos devedores e vai passar para o time dos investidores. Daí vai ser muito fácil concretizar o sonho do carro, da casa e das viagens.

Mauro Halfeld, para CBN.

2 comentários:

Ana P. disse...

Que medo me deu agora de chegar aos 27, acabar a faculdade e triplicar minha atual dívida.

Mas é foda. Fala pra uma pessoa jovem que trabalha e estuda a semana toda, pra ela ficar trancada no final de semana todinho?

Fala, fala???

[sócio do Max? amigo pessoal? trabalha pra ele, talvez... :)]

Andarilho disse...

Dessa vez não foi do Max, foi do Mauro...

E nem uns trocados do Adsense isso me rende.