2008-10-24

O 'gente boa'

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/10/2008, sobre os 'gente boa' no trabalho, e como para progredir na carreira, você deve aprender a dizer "não".

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/************************************************************

O 'gente boa'

Logo no começo da minha carreira, eu tive uma conversa informal com um dos diretores da minha empresa, que mudou a minha vida profissional. No meio de nada, meu diretor começou a elogiar um de meus colegas, dizendo que ele era o tipo de subordinado perfeito.

Eu perguntei por que, e o diretor me respondeu que aquele colega era 'gente boa', porque trabalhava muito, falava pouco, nunca reclamava de nada e estava sempre disposto a colaborar. Tanto que até vinha trabalhar todos os sábados, sem ganhar nem pedir hora extra.

gente boa sorrindo
Dois anos se passaram e aquele colega gente boa continuava no mesmo lugar e com o mesmo salário, enquanto alguns de seus pares, gente não tão boa, receberam aumentos ou foram promovidos. Foi quando eu comecei a perceber que ser gente boa no trabalho era ótimo. Ótimo para os outros.

Gente boa, quando está atolada de trabalho, sempre acha um jeito para ajudar os outros, mesmo que os outros estejam mais 'coçando' do que produzindo.

Gente boa é incapaz de dizer não, mesmo quando um não é a resposta mais óbvia.

Gente boa não consegue criticar ninguém cara a cara. Pelo contrário, tende a concordar com qualquer coisa que ouve, para não criar atrito.

Gente boa não reage quando alguém se apossa de uma idéia sua, sem dar crédito ao verdadeiro autor.

Gente boa começa qualquer conversa se justificando, ou explicando o que não precisa ser explicado. Parece diplomacia, mas na verdade, é medo de desagradar.

E finalmente, gente boa se cala quando surge a chance de pedir o que qualquer pessoa normal pediria, como reconhecimento, um aumento ou uma oportunidade.

De modo geral, gente boa age como se fosse um figurante de um filme, aquele que aparece sorrindo, lá no fundo da cena. E que não faria diferença se não aparecesse.

O primeiro conselho para deixar de ser gente boa, é aprender a dizer não. Sem explicar porque não, sem se desculpar e sem prometer nada em troca. Na primeira vez, isso requer um enorme esforço, mas é um passo fundamental para progredir na carreira. Sem deixar de ser boa gente, mas não sendo tão gente boa.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sabe que não achei tão forte assim? É visceral, sacana, mas não forte… Acho que estou ficando pervertido demais


é por isso que gosto de vc! rs


beijo

Perdido disse...

O pior é que eu sou gente boa... mesmo com aquele "cliente" FDP.