2008-10-21

Recompensa potencial de ações baratas hoje é muito maior - by Mauro Halfeld

Transcrição do comentário do Mauro Halfeld (site oficial) para a rádio CBN, do dia 20/10/2008, sobre o potencial de se comprar ações baratas no atual cenário de crise, e a recompensa que isso pode gerar.

Áudio original no site da CBN (clique aqui).

Recompensa potencial de ações baratas hoje é muito maior

Jovens, comemorem a crise! Este foi o texto que eu recebi do ouvinte Bruno e eu concordo com ele. Há uma grande oportunidade para quem tem menos de 50 anos. Eu sei que é difícil colocar em prática o raciocínio que nós vamos fazer aqui. Mas, vamos tentar.

Depois dessa forte desvalorização nas bolsas de valores, o prêmio para quem investir em ações daqui pra frente aumentou bastante. Tecnicamente isso se chama prêmio de risco. É uma recompensa que o mercado oferece pra quem deixa de investir em renda fixa e se arrisca com as ações.


Quando o Ibovespa estava em 73 mil pontos, aquele prêmio de risco era muito menor. As ações estavam caras. Hoje há ações baratas e a recompensa potencial é muito maior.

Ninguém consegue afirmar qual vai ser o ponto da virada, mas que há muitos sintomas que os preços estão baixos, ah!, isso nós temos.

Warren Buffett, o homem mais rico do mundo, também está colocando o seu nome em jogo. Ele escreveu um artigo dizendo que esta é uma ótima hora para se comprar ações. Sempre com a ressalva de que isso é pra investidores que podem esperar alguns anos. A aposta de Buffett é que o mercado de ações vai subir antes que a economia real se recupere, antes que o otimismo volte a dominar.

É sempre assim, as melhores compras são feitas quando o pessimismo está alastrado pelo mercado. E as melhores vendas são feitas quando o otimismo é uma unanimidade. Pense nisso, com calma. Se você concordar, compre ações, em conta-gotas.

Tenha uma boa semana. Mauro Halfeld, para CBN.


Nenhum comentário: