2008-10-01

Salário x tempo livre - by Max Gehringer

Transcrição dos comentários do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/10/2008, sobre o dilema salário x tempo livre x família. A questão é se para a sua família o que pesa mais é o dinheiro ou não.

Áudio original disponível no site da CBN.

/********************************************************************

Salário x tempo livre


Uma consulta cuja decisão parece fácil, mas não é. Diz um ouvinte: "Trabalho há 8 anos em uma empresa. Tenho um cargo de gerência e um salário justo. Agora, recebi um convite de uma outra empresa, com o mesmo cargo, mas com o salário 20% menor. Só que essa empresa me oferece outras vantagens. A primeira é o ambiente de trabalho: pessoas que eu conheço e que trabalham nela, dizem que o clima interno é ótimo. Em minha empresa atual, ao contrário, a pressão é enorme.

A segunda vantagem é a qualidade de vida: atualmente trabalho de 10 a 12 horas por dia, e não raramente, também aos sábados. A empresa que me convidou desencoraja esse procedimento; lá o expediente é de 8 horas diárias e ponto. Mudar me permitiria passar mais tempo com meus filhos e ter mais tempo livre para mim mesmo. O que mais eu preciso considerar antes de decidir?"


Você precisa considerar o mais importante, que é a opinião de sua família. Se você não leva atenção do trabalho para casa, e acredito que não leve, sua família irá sentir duas diferenças caso você aceite a proposta.

A primeira é que você estará mais presente em casa. E a segunda, é que o orçamento doméstico será reduzido. Algumas regalias terão que ser cortadas ou negociadas, como a compra de roupas ou de eletrônicos. Essa é a questão. Para sua família, o que será mais importante? Ter você mais tempo em casa ou continuar podendo gastar o que ela está acostumada a gastar?

Eu sugiro que você reuna a família e exponha a situação, incluindo exemplos práticos de cortes de orçamento, mas sem emitir a sua própria opinião. Se a família concluir que a decisão final deve ser apenas sua, isso significa que para ela o dinheiro ainda pesa mais. Portanto, não mude.

Max Gehringer, para CBN.


2 comentários:

Rosbso disse...

Só passei (acompanho via reader, mal do século ) para agradecer por suas transcrições. Acompanho no trabalho e os comentários do Max Gehringer em modo texto garantem um low profile melhor :P Obrigado!

Andarilho disse...

Be Welcome. ;)