2008-10-03

Um caso de Intrigas no Trabalho - by Max Gehringer

Transcrição dos comentários do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/10/2008, sobre o que fazer em caso de intrigas no trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/*********************************************************

Uma consulta sobre intriga

Uma consulta sobre intriga. Diz um ouvinte: "O dono da empresa em que trabalho vai se retirar. E ele já comunicou, extra-oficialmente, que a empresa será dirigida por dois gerentes: eu, na área administrativa e um colega meu, na área técnica.


Acontece que eu tinha um concorrente e não sabia. Uma pessoa que também queria o cargo e que agora está usando de artifícios anti-éticos para fazer o dono mudar de idéia.

Descobri que essa pessoa está colocando palavras em minha boca. Por exemplo, que eu teria dito que a empresa irá melhorar sem a presença do dono, coisa que eu nunca falei, nem falaria. O dono está viajando e volta daqui a duas semanas, quando deverá oficializar as mudanças.

Estou em dúvida quanto ao que fazer. Não sei se parto para um confronto com o mentiroso, se ligo para o dono para contar a minha versão ou se fico calado e espero o dono voltar."


Bom, a opção do confronto não é boa. Há um ditado que diz "nunca discuta com um ignorante no nível dele, porque os os outros não saberão quem é quem". A segunda opção também não é boa. Se você ligar para o dono, irá levantar uma lebre que não precisa ser levantada. E a terceira opção, a de não fazer nada, é a pior de todas.

O mais recomendável é você neutralizar a opinião do mentiroso através de colegas em quem o dono confia e nos quais você também confia. Donos sempre têm um pequeno grupo de pessoas de confiança que estão na empresa há muito tempo. Essas pessoas é quem devem informar ao dono, a existência de boatos maliciosos, sem mencionar quem é o autor deles. E enfatizar que você é a pessoa certa para o cargo. Isso é o que se chama de habilidade política: a arte de costurar alianças.

Gerentes precisam ter essa habilidade. Por isso, encare a situação como o seu primeiro grande teste como gerente.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

CintiaYamane disse...

é... sempre tem esses invejosos cagão que tentam te ferrar.. mas se eu fosse o cara, a primeira coisa que eu ia fazer quando conseguisse assumir a gerencia, era fuder com esse mane..