2008-10-29

Uma boa entrevista de emprego é 10% de improvisação e 90% de preparação - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/10/2008, com uma dica para se preparar para uma entrevista de emprego. Essa dica, aliás, serve também para quem for fazer uma pequena apresentação.

Áudio original pode ser encontrado no site da CBN (link aqui).

/*************************************************************

Uma boa entrevista de emprego é 10% de improvisação e 90% de preparação

Hoje vamos tratar de um assunto que se repete bastante nas consultas de nossos ouvintes: entrevistas de emprego.

A quase totalidade dos candidatos tem dificuldade para avaliar como realmente se comportou em uma entrevista. Sempre fica aquela dúvida: fui bem? Fui mal? Sei lá?

De fato, é difícil lembrar de todos os detalhes porque a carga emocional durante a entrevista é muito grande. E tanto pode levar a exageros de interpretação posterior, quanto a lapsos de memória.

Há 2 anos, uma agência fez uma interessante pesquisa com 50 candidatos que tinham acabado de sair de entrevistas, compostas por apenas 10 perguntas, todas curtas e simples. As mesmas 10 perguntas tinham sido lidas pelo entrevistador pra todos os 50 candidatos. Meia hora depois, na pesquisa, o avaliador solicitou aos candidatos que repetissem as 10 perguntas. Não as respostas que deram, mas apenas as perguntas.

Nenhum dos 50 entrevistados conseguiu se lembrar de todas as 10. Na média, o índice de lembrança foi de 6 perguntas. E 4 dos 50 candidatos lembraram somente de 1 pergunta. Conclusão: se os candidatos não conseguiam se lembrar nem do mais fácil, como se lembrariam de suas respostas e de seus gestos?

Por isso, eu gostaria de dar uma dica tecnológica. Hoje no Brasil existem 10 milhões de celulares que permitem gravar vídeos curtos. E esse número aumenta a cada mês. A sugestão é que as pessoas gravem a elas mesmas, respondendo a perguntas típicas de entrevistas, principalmente as mais chatas. Por exemplo: por que você saiu do último emprego?

celulares
Ao se assistir num vídeo desses, a maioria das pessoas leva um susto, porque está acostumada a aparecer apenas em vídeos festivos e informais. São raras as pessoas que já se viram falando seriamente num vídeo, olhando para a câmera como se estivessem olhando nos olhos do entrevistador. Essa é a dica.

Não deixe para pensar na hora da entrevista. Treine em casa. Grave a si mesmo, respondendo repetidas vezes a mesma pergunta, até aperfeiçoar a resposta e se sentir totalmente confortável com ela. Uma boa entrevista é 10% de improvisação e 90% de preparação.

Max Gehringer, para CBN.

/**********************************************************

Outros comentários do Max, relativos a entrevista de emprego:

Quem mandou perguntar?

Em uma entrevista, alguns sinais não-verbais são mais fortes do que as palavras

O importante em uma entrevista é manter o autocontrole para responder qualquer tipo de pergunta

Como saber seu desempenho em uma entrevista de trabalho

Entrevista de Emprego é uma simples avaliação

Cinco fatores avaliados na entrevista de emprego

2 comentários:

CintiaYamane disse...

quando a mulher perguntou pra phoebe (friends) porque ela tinha saido do ultimo emprego ela respondeu: oh sim, é que acharam que eu era uma prostituta... hahahaha

vc falou disso, ai lembrei.. XD

eu non gosto qndo me perguntam quanto eu gostaria de ganhar... eles nunca gosta da resposta u_u

Ana P. disse...

A questão é que quando eu ouço minha própria voz gravada, eu já choro de rir.

Imagina se eu ficar me assistindo em vídeo sério! HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!!

[cinco anos sem fazer entrevista de emprego. perdi a prática]