2008-11-28

Ser um agente de mudanças significa que a mudança começa por nós mesmos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/11/2008, sobre o que significa ser um agente de mudanças.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/***********************************************************************

Ser um agente de mudanças significa que a mudança começa por nós mesmos

visão global agente mudanças
Uma consulta bem ao sabor dos ventos do momento. Diz um ouvinte: "Devido a essa crise que começou do nada e ninguém sabe quando vai terminar, o faturamento da minha empresa sofreu um baque no mês passado. Ficamos 32% abaixo do objetivo. E esse mês as coisas também não vão bem. Por isso, na semana passada, a diretoria reuniu os funcionários e o diretor geral disse que numa situação como essa, cada funcionário precisa ser um agente de mudança. Não entendemos bem o que ele quis dizer. Isso significa que de agora em diante, vamos ter autonomia para promover mudanças?"

Claro... que não. Um sistema em que cada um pode mudar o que acha que deve mudar, não gera o progresso, gera o caos.

O diretor geral não estava se referindo a mudanças radicais de processo, mas a simples mudanças individuais de atitude. Primeiro, ele espera que os funcionários acomodados se tornem mais ativos, e os lentos se tornem mais rápidos. Segundo, o diretor geral não espera que alguém da área industrial saia dando palpites sobre a metodologia comercial, nem que a contabilidade comece a opinar sobre a cor da embalagem do produto.

Ser um agente de mudanças significa antes de tudo, reavaliar o próprio trabalho. Se houver uma maneira de executar o melhor, ou mais rápido ou com menor custo, uma proposta nesse sentido deve ser apresentada ao chefe imediato. Se a soma dessas pequenas mudanças não fizer com que o faturamento volte aos níveis do ano passado, pelo menos ela fará com que comece a existir uma consciência maior de todos, com relação aos custos. E isso influirá na lucratividade, que é o que realmente interessa.

Como seres humanos normais que somos, nós sempre temos ótimas sugestões para mudar o que os outros estão fazendo. Ser um agente de mudança significa entender que a mudança não começa pelos outros, mas por nós mesmos.

Max Gehringer, para CBN.

5 comentários:

Suco disse...

bem pensado.

Ana P. disse...

"Seres humanos normais que somos"???

AONDE????

A parte mais legal, que é dar palpite no trabalho dos outros, num pode?

Que puxa...

ahuahuahuhauhauahuahuahuahuahuhua

Anônimo disse...

Que tonta...

ahuahuahuhauhauahuahuahuahuahuhua²

Anônimo disse...

Mauuuu, Max Garry - by bob esponja

Unknown disse...

Ótimo texto, mas o que mais chamou minha atenção foi o título do blog! Adorei haushaushasu