2008-12-28

As frases e as atitudes mais comuns de um workaholic - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/12/2008, sobre algumas características do workaholic.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/******************************************************************************

As frases e as atitudes mais comuns de um workaholic

workaholic
Workaholic é o nome que se dá a quem vê no trabalho, a razão de ser de sua vida. No Brasil, a palavra tem sido usada em inglês mesmo, porque sua tradução seria quase impronunciável: trabalhólatra.

Embora muita gente admita que é workaholic, até com certo orgulho, o termo foi originalmente criado para definir uma moléstia, e não uma virtude. O workaholic é doente.

Existem vários tipos de workaholic, mas o pior de todos é aquele que tenta convencer aos outros, e principalmente à família, de que é uma pessoa normal. Aqui vai uma pequena lista das frases e atitudes mais comuns nos workaholics:

O primeiro item: as férias. Frase típica: "Nas férias não consigo me desligar. No trabalho eu me sinto como se estivesse de férias, portanto tiro férias trabalhando."

Segundo: a família. Frase típica: "Tenho a certeza de que minha família entende que eu faço todo esse sacrifício por ela, e não por mim."

Terceiro: alimentação. Frase típica: "Dentro das possibilidades, eu me alimento muito bem."

Quarto: exercícios físicos diários. Levantar a xícara de café. Abaixar a xícara de café. Levantar de novo. Abaixar de novo. Repetir o mesmo exercício 12 vezes a cada hora.

Quinto: momentos de relaxamento. O hobby preferido de 99% dos workaholics é o de responder emails aos domingos.

Sexto: enxergar o lado positivo. Frase típica: "Saio do trabalho todo dia as nove da noite para pegar menos trânsito."

Sétimo: nunca se render ao óbvio. Frase típica: "Eu trabalho 14 horas por dia não pelo que vou ganhar com isso, mas porque isso me dá prazer."

Oitvao: fazer planos inatingíveis. Frase típica: "Sabe qual é meu sonho? Viver no alto de uma montanha no Himalaia."

O workaholic de carteirinha é aquele que aproveita esta época de paz, harmonia e reflexões, para meditar, durante 10 segundos, e convencer a si mesmo de que ele não é acelerado. Os outros é que são lentos.

E quando alguém diz "feliz ano novo", o workaholic imediatamente responde: "isso me lembra que vou ter que trabalhar no dia primeiro de janeiro."

Max Gehringer, para CBN.

7 comentários:

Ana P. disse...

Desse mal eu posso me orgulhar de não sofrer: o que seria o contrário de workaholic???

Pessoa preguiçosa: essa sou eu. O melhor poeminha que eu já vi naquelas agendas da Tribo [não lembro a autoria]:

A preguiça é meu dom
O horário meu tormento
Se trabalho fosse bom
Não haveria pagamento

Perdido disse...

Eu gosto de trabalhar, ocupa minha vida -.-

CintiaYamane disse...

tem doido pra tudo... eu axo que eu sou uma preguiçólatra... ou vadiolotra...

Andarilho disse...

Seu Madruga é que tinha razão.

Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Anônimo disse...

hummmm....será que não tem uma porcentagem de quantas dessas frases a gente tem que dizer pra saber se é ou não um workaholic???

Andarilho disse...

Olha, se vc fala mais de uma, é melhor ficar atento.

Sardinha Mestre disse...

acho q to trabalhando d+... saco