2008-12-20

Blog: a favor ou contra a carreira? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/12/2008, sobre blogs. E vejam só, o Max lê mais blogs que artigos acadêmicos!

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/*****************************************************************************

Blog: a favor ou contra a carreira?

blog
A consulta de hoje é interessante pela sua atualidade. Uma ouvinte tem um blog. Peço desculpas por explicar o que muita gente certamente já sabe, mas blog é uma espécie de diário pessoal, disponível ao público através da Internet. Qualquer pessoa conectada à Internet pode ter o seu blog, que pode ser lido por quem quiser, em qualquer lugar do mundo.

A nossa ouvinte escreve, como é comum em blogs, sobre as experiências, as alegrias e algumas frustrações que ela vive todos os dias. Como nossa ouvinte passa 60% do tempo em que está acordada na empresa em que ela trabalha, alguns dos assuntos relatados no blog dizem respeito à vida profissional dela.

A dúvida de nossa ouvinte é se esse blog funciona a favor ou contra a carreira dela. Porque, como ela esclarece, ela não menciona nem o nome da empresa, nem nomes de pessoas, mas ela teme que um gerente ou diretor possa ler um texto do blog e achar que nossa ouvinte esteja fazendo publicamente, para quem quiser ler, uma crítica que deveria ser feita somente dentro da empresa.

Bom, não sei exatamente quantos blogs existem hoje no Brasil, mas imagino que o número esteja perto dos 500 mil. E aumenta a cada dia. Pessoalmente, eu leio muito mais blogs do que artigos acadêmicos. Blogs são pé no chão, e retratam o cotidiano que todos nós vivemos. De certa forma, o que eu faço aqui na CBN é um blog falado.

Antes de responder à nossa ouvinte, um alerta para todos os blogueiros, que como ela, colocam em seus blogs opiniões, as vezes ácidas, sobre trabalho e carreira. Já existem empresas que ao selecionar candidatos para uma vaga, pesquisam se o candidato tem um blog. Porque um blog pode revelar muito mais sobre uma pessoa, do que o currículo dela.

A dica para nossa ouvinte é: se você for escrever cada palavra preocupada com o que os outros vão achar ou pensar, desista do blog. Porque a essência do blog está na sinceridade.

Isso pode representar um risco para a carreira? Em alguns casos, pode. Se as críticas forem sistematicamente pesadas e contundentes. Como tudo na vida corporativa, o blog também é uma mistura de muita personalidade com uma pitada de bom senso.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Ana P. disse...

Por essas e outras que eu desisti do blog Coletivo. Para minha futura vida profissional, ele seria um tiro no pé.

E muita gente sabe aonde eu trabalho. Nem me dou mto ao trabalho de esconder. Só num posso falar de assuntos sigilosos, pq aí, além de perder o emprego, eu poderia ser presa por quebra de sigilo bancário. hahahahahahahahahahaha!

Dois cigarros e um café. disse...

Ó meu blog o pessoal do trabalho passou a conhecer por um infeliz incidente. Não posso mais falar mal do chefe e algumas pessoas evitam falar de alguns assuntos polêmicos comigo. Ah mas pra mim, caguei.

Beijundas ^^