2008-12-16

Conta conjunta costuma ser motivo de problemas - by Mauro Halfeld

Transcrição do comentário do Mauro Halfeld (site oficial) para a rádio CBN, do dia 15/12/2008, sobre alguns aspectos de um relacionamento de um ponto de vista financeiro.

Áudio original no site da CBN (clique aqui).

/*************************************************************

Conta conjunta costuma ser motivo de problemas

briga casal dinheiro
Dezembro é um mês de intenso contato entre os familiares. Falar sobre dinheiro com a pessoa amada não costuma ser simples, mas é muito importante. Afinal, ela é sua sócia nos lucros e também nos prejuízos.

As mulheres brasileiras estiveram distantes do mundo financeiro durante muitas décadas. Hoje elas assumem enormes responsabilidades financeiras e por isso mesmo, não merecem se afastar da gestão das finanças da família.

Já os homens estão enfrentando hoje, dificuldades na vida profissional e precisam de muito apoio das suas companheiras para que haja um equilíbrio na vida a dois.

Conta conjunta: está aí uma enorme fonte de conflitos.

Eu gosto de conta conjunta para pagamento de despesas em comum. Mas eu acho importante que os cônjuges tenham uma conta em separado, nem que seja uma conta-poupança, pra despesas individuais, e por que não dizer, pra construir os seus próprios projetos de vida.

Quem se casa pela segunda vez, costuma manter tudo em separado. Provavelmente, eles já tenham sofrido com as perdas no passado e querem evitar que o filme se repita.

Trata-se então de uma escolha pessoal. Pra mim, o mais importante é não esconder nada sobre finanças pessoais e não tentar usar o dinheiro pra controlar o seu companheiro.

Em resumo, aprender a falar sobre o dinheiro é uma das melhores formas de se manter uma relação de amor no longo prazo.

Mauro Halfeld, para CBN.

2 comentários:

Ana P. disse...

Cara, essa parada de dinheiro É FODA! Não sei pq dizem "amigos amigos, negócios à parte"... deveria ser "amigos, família, amantes... negócios à parte"

Eu com minha família num rola mais.
Eu com amante num rola mais.
Os únicos que nunca me decepcionaram com relação a dinheiro foram amigos!

:D

Andarilho disse...

Ninguém me decepciona. Até pq eu não empresto dinheiro mesmo...