2009-01-02

Aprender a lidar com os erros é sinal de maturidade profissional - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/01/2009, sobre erros no trabalho, como lidar com eles e como evitá-los, além de dicas para entrevistas de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/******************************************************************************

Aprender a lidar com os erros é sinal de maturidade profissional

arrancando os cabelos
Errar é fácil. Faz parte da vida profissional. Admitir um erro já é mais difícil.

Muitos profissionais passam dias tentando encontrar maneiras de esconder um erro, quando poderiam confessá-lo em um minuto. Porque ninguém gosta de parecer ignorante ou incompetente.

Mas a verdade é que tentar esconder um erro e depois ter que dar explicações, quando o erro for descoberto, aí já são dois erros. Num caso desses, o erro original seria perdoado. Já o erro da dissimulação, dificilmente será.

Aprender a lidar com os próprios erros é um dos maiores sinais de maturidade profissional. Porque errar, todo mundo erra. E por que os erros acontecem? Acontecem por 4 motivos:

O primeiro: superestimar a própria capacidade. Acontece com pessoas que tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo e imaginam que podem dar conta de tudo.

O segundo: subestimar o problema. Acontece com quem tem um problema novo pela frente e um histórico de sucessos atrás de si. A auto-confiança é tanta, que o problema fica parecendo menor do que realmente é.

O terceiro: esperar para ver. Dar um tempo para que o problema se resolva sozinho. Acontece com quem é otimista. Normalmente, os pessimistas erram menos, porque eles sempre acreditam que alguma coisa vai sair errado.

E o quarto: não juntar todos os dados possíveis. Acontece com quem acha que uma situação é mais ou menos parecida com várias situações anteriores.

Em entrevistas de emprego, mencionar os próprios erros conta pontos positivos com o entrevistador. Mas, aqui vão 3 dicas importantes:

A primeira é admitir todos os erros, mas se concentrar naqueles que foram corrigidos em tempo.

A segunda dica é explicar como lidou com as consequências do erro. Assim, será possível transformar uma falha em uma boa história de sucesso.

E a terceira dica é nunca culpar o próximo. Por exemplo, dizer "eu avisei, mas ninguém fez nada". Isso não é uma justificativa, é só mais um erro.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Coincidência, hoje aconteceu uma situação assim na agência. Descobrimos um erro acontecido em novembro, e a pessoa escondeu, e acabou que agora tá foda de resolver...

Tipo... foda, meu. Sempre que eu faço alguma bobagem [ou que eu acho que eu fiz, mas num tenho certeza], eu converso com meu chefe. Tipo, fiz assim, assim e assado. E ele me diz se tá errado ou não. No meio onde eu trabalho, quanto antes um erro for relatado, melhor. Geralmente no mesmo dia dá pra corrigir.

Foda...