2009-01-13

As oito atitudes de um colega chato - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/01/2009, com as 8 atitudes de um colega chato. Leia e veja se o chato não é você. =P

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/******************************************************************************

As oito atitudes de um colega chato

bebê chato
"O meu nome é Lopes. Alguns colegas de trabalho comentam que eu sou chato. Eles não falam isso diretamente para mim, mas eu escuto o tititi. E eu sei que esse é um rótulo que pode prejudicar a minha carreira. Como posso mudar a opinião de meus colegas?"

Caro Lopes, você pode mudar a opinião de seus colegas, deixando de ser chato. A chateação é uma questão de percepção. Quando uma pessoa se diferencia demais do grupo, ela é rejeitada, mesmo que seja tecnicamente competente. Aqui vai uma listinha das 8 principais atitudes que transformam alguém em um colega chato:

Primeira: ser perfeccionista. É se preocupar com detalhezinhos e picuinhas que só vão atrasar o trabalho geral e fazer o pessoal perder tempo.

Segunda: dedicar-se ao próprio trabalho sem dar atenção a ninguém. É o chato-eremita, que se isola dos colegas e é isolado por eles.

Terceira: interromper qualquer pessoa que esteja falando, para contar as próprias histórias. Esse é o chato-egocêntrico, o que acha que qualquer coisa que ele fez é mais interessante que qualquer coisa que os outros tenham feito.

Quarta: consumir um tempo enorme para dizer qualquer coisa que poderia ser dita em 30 segundos. Esse é o chato-aborrecido, que fica dando voltas e voltas, mas nunca sai do lugar.

Quinta: confundir o momento de ser engraçado com o momento de se concentrar no trabalho. Esse é o chato que escolhe a hora errada para contar a piada errada. E depois, ainda reclama que os colegas não têm senso de humor.

Sexta: passar o dia reclamando de tudo e apontando o lado negativo de qualquer situação. É o chato do apocalipse.

A sétima: dizer a verdade quando ela não é necessária e só vai ferir ou constranger um colega.

E a oitava: irritar-se quando alguém faz com ele, a mesma brincadeira que ele faz com os outros. Esse é o chato-perfeito, aquele que acha que ser chato é um privilégio só dele.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Ana P. disse...

A única com a qual eu me identifiquei foi a da verdade, mas esse é um mal que me acomete, o da sinceridade sempre.

Claro que tem horas que eu não posso ser mto sincera. Eu estou aprendendo ainda a me controlar.

CintiaYamane disse...

a terceira e a quarta parece o ditiam... XD