2009-01-07

Os 10 erros que um chefe pode cometer - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/01/2009, com os 10 erros que um chefe pode cometer.

Esse comentário (e os comentários de alguns dias atrás) são repetidos, porque provavelmente o Max deve estar de férias. Mas como eu não havia feito a transcrição deles, aqui vai.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/******************************************************************************

Os 10 erros que um chefe pode cometer

the office michael best boss
"Meu nome é Mariana. Na semana que vem, passarei a chefiar um setor com 8 funcionários que são meus atuais colegas. Como eu nunca fui chefe na vida, estou em dúvida se devo continuar a ser como sempre fui ou se devo mudar alguma coisa."

Cara Mariana, vou lhe dar uma lista dos 10 erros que um chefe pode cometer. Basta você fazer o contrário e tudo dará certo.

Primeiro erro: má comunicação. É um chefe não dizer exatamente o que ele quer e depois reclamar que o subordinado não fez o que ele queria e como ele queria.

Segundo: não elogiar. Se um chefe não sabe reconhecer um trabalho bem feito, o subordinado não terá estímulo para fazer melhor ainda.

Terceiro: criar um ambiente de desconfiança. Isso acontece quando o chefe critica um subordinado para outro subordinado, ao invés de falar diretamente.

Quarto: não defender os subordinados. Chefes devem ser um escudo para o seu pessoal. E não um cúmplice das críticas alheias.

Quinto: prometer o que não pode cumprir. Muitas vezes, para incentivar os subordinados, os chefes fazem promessas que dependerão de aprovação superior.

Sexto: não cumprir o que prometeu. Quando o chefe esquece o que falou, o subordinado deixa de acreditar em novas promessas.

Sétimo: aceitar bajulação. Chefes que apreciam puxa-sacos, perdem o respeito do resto dos subordinados.

Oitavo: falta de educação. Chefes que tratam os subordinados na base do grito, ou da ofensa, não estão mostrando poder. Estão demonstrando insegurança.

Nono: fugir da responsabilidade. É empurrar um problema com a barriga ao invés de dar uma resposta clara para um subordinado.

Décimo e pior de todos: soberba. Achar que por ser chefe, virou deus. O chefe é apenas um igual que tem um título, temporário e provisório.

Decore essa lista, cara Mariana. Porque ela já está na cabeça de todos os seus subordinados.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Ana P. disse...

Ah, Guériguéri tá de férias, é... faz porra nenhuma o dia inteiro, só fica dizendo o que os outros tem que fazer pra serem bem-sucedidos, e ainda assim precisa de férias????

hahahahahahahahahahahahahahahahaha!

Brincadeirinhas à parte, não percebo nada disso em meu novo chefe. Pra mim, o único defeito que ele tem efetivamente, é gostar DEMAAAAAAAAAAIS de trabalhar... DEMAIS MESMO!!!

[vc é pago pra fazer isso???? ahuahuahuahuahuahuhauhauhuahuauha]

Lika disse...

Vi que vc transcreveu um monte desses comentários do Gehringer. Só queria agradecer pelo trabalho, assim posso mandar para meus colegas.