2009-01-10

Sete dicas para começar bem no novo emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/01/2009, com 7 dicas para começar bem em um novo emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/******************************************************************************

Sete dicas para começar bem no novo emprego

executivos
"Olá. Meu nome é Felipe. Já passei por 4 empregos e nunca consegui construir uma boa imagem perante meus novos colegas de trabalho. Não sei o que estou fazendo de errado."

Vamos lá, caro Felipe. Sete dicas para começar bem no novo emprego.

Primeira: já no primeiro dia, apresente-se para cada um dos colegas. Um aperto de mão e um "muito prazer" já é suficiente. Não saia beijando ou tocando colegas, antes de saber se essa é a cultura da empresa.

Segunda: nunca use sua ex-empresa como exemplo positivo para nada. Pelo contrário, só a mencione para mostrar que a empresa atual é muito melhor.

Terceira: dedique um minuto para perguntar a cada um dos colegas, alguma coisa que você já sabe. As respostas que você ouvirá, tanto em conteúdo quanto em forma, irão mostrar quem são os colegas para os quais você poderá, no futuro, perguntar as coisas que você não sabe.

Quarta: não conte suas belas histórias de sucesso profissional, ou de viagens ou de cursos. Mostre-se interessado apenas nas histórias dos seus colegas. E faça para eles, aquelas perguntas de deixar a bola pingando, para que seus colegas possam se sentir bem ao responder.

Quinta: em hipótese alguma, faça qualquer comentário pessoal sobre colegas de trabalho. Você ainda não sabe quem é amigo de quem. E por enquanto, você só sabe que ninguém ainda é seu amigo.

Sexta: se você receber um convite para se reunir com um grupo após o expediente, . Fique meia hora e ache com jeito simpático de dizer, que infelizmente você não poderá participar desses encontros com frequência. Isso evitará que você caia na arapuca das panelinhas.

E sétima: integre-se ao grupo. Se você, por exemplo tem um celular de última geração, que só você tem, vá usá-lo escondido no banheiro.

depois que você provar que sabe ser igual, é que você poderá começar a demonstrar que pode ser diferente.

Max Gehringer, para CBN.

4 comentários:

Ana P. disse...

Então você primeiro tem que puxar mto o saco dos caras e demonstrar que eles são o máximo e você não... pra depois demonstrar que você é o máximo e eles não???

Aonde que esse Guériguéri aprendeu suas lições de humildade, hein????

Andarilho disse...

Não sei, mas essas dai funcionam.

CintiaYamane disse...

eu gostei dessa "Não saia beijando ou tocando colegas..."... hahahaha.. opa.. é melhor eu tomar cuidado entao...

Andarilho disse...

o_O'