2009-02-25

As empresas autodestrutivas - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/02/2009, com 10 sintomas de que uma empresa é autodestrutiva.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

As empresas autodestrutivas

demolição
Existem empresas que são autodestrutivas, ou seja, elas trabalham para diminuir e não para crescer. É claro que naquele quadrinho que tem "A nossa missão", não está escrito: "Nosso objetivo é ser a empresa que mais encolhe no Brasil".

Pelo contrário, sempre está escrito que ela vai ser a maior, a melhor, a mais rápida e a mais eficiente. Só que, na prática, as ações não condizem com as palavras.

Existem 10 sintomas de que uma empresa possa estar se autodestruindo:

Primeiro: uma dificuldade muito grande para implantar idéias novas.

Segundo: muito trabalho que é feito, tem que ser refeito, porque, no fim, se descobre que não era bem aquilo.

Terceiro: muitos documentos são produzidos sem uma clara finalidade. São memorandos, emails, relatórios e cópias de relatórios, que vão para o arquivo ou para o lixo, sem ninguém ler.

Quarto: existe uma grande dificuldade para achar alguém que realmente possa tomar uma decisão. Um sempre manda falar com o outro.

Quinto: projetos raramente são implantados na data prevista. E não raramente são adiados para uma data indefinida, mas nunca muito próxima.

Sexto: os funcionários têm dificuldade para conseguir conversar com os superiores, que estão sempre muito ocupados e não podem atender naquele momento.

Sétimo: a comunicação é falha. Os funcionários não são informados das coisas, eles descobrem as coisas.

Oitavo: a inconsistência é a regra. O mesmo problema é tratado de um jeito hoje e de outro jeito amanhã.

Nono: exemplos de coisas positivas que acontecem fora da empresa são sempre citadas de modo negativo. Por exemplo, um concorrente lança um novo produto e a empresa se preocupa mais em achar os defeitos dele, do que tentar enxergar as suas possíveis qualidades.

E décimo: o clima é pesado. Em empresas assim, os funcionários passam o dia inteiro sentindo uma espécie de desconforto, que ninguém consegue explicar direito.

A explicação é que a empresa está, lentamente, se autodestruindo.

Max Gehringer, para CBN.

6 comentários:

Dois cigarros e um café. disse...

Cara, adorei o novo lay ^^
Ahhh vou ter que mandar esse texto para algumas pessoas rs.

Beijundas ;)

I-Pixel disse...

Oh! Eu conheço essa!!!
O nome dessa empresa por acaso tem "essa" e "essa" letra? rs (não, não vou citar nomes... seria o "cúmulo da maldade")

O que fazemos quando todos os itens são preenchidos com um "sim"? Ganhamos um prêmio??? LOL!!!

I-Pixel disse...

Ahh! 'darilho, acabei de ver seus comments por lá... no Sótão. xDDDD
Eu acho que fiz a mesma coisa com outro companheiro. Nom me identifiquei. =PP

Pois é... eu tô aqui e lá também. Sou eu e eu. AHUHAUHAHAUHA!!!

Mas aqui (no pixel) eu falo das minhas maluquices... basicamente serve como um brainstorm pra mim... só lanço um monte de pensamento sem nexo, rs.

Andarilho disse...

Aaaaaaaaaaaaah! O_O

Puxa vida, se vc não disesse, eu nunca ia perceber.

Ana P. disse...

É... meio que me identifico. No quadro "Nossa Missão" na verdade, tá dizendo que a minha empresa, até 2015, quer se tornar a melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

Eu digo, HA! Todos nós dizemos HA!

Tem outro item que eu complementaria no quinto: projetos não têm data. DE REPENTE, eles são implantados como piloto. Daí já no piloto se percebe que o projeto não funciona e pode arruinar com a imagem pública da empresa. MESMO ASSIM, vamos implantar nacionalmente o projeto.

Vem você tb. Não falo mais nada! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

djavan disse...

eu trabalhei em uma empresa assim, tinha muita coisa boa, era uma gigante no setor que atuava, mas não sabia inovar e tinha vários dos sintomas que foram citados, hoje ela já era e o Brasil inteiro viu..não vou citar nomes mas ela é do setor aéreo...


abraços