2009-02-06

As reações após um pedido de demissão - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/02/2009, com o que fazer caso você receba uma proposta melhor de outra empresa, e como a sua empresa atual poderá reagir a seu pedido de demissão.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**************************************************************************

As reações após um pedido de demissão

demitido
Você está trabalhando em uma empresa e não tem nada contra ela, muito pelo contrário. Mas de repente, recebe um convite de outra empresa. É uma boa oportunidade, mas você fica se perguntando: como a empresa atual irá reagir a um pedido de demissão?

Nessas horas, é melhor considerar a pior das hipóteses, ou seja, a sua empresa vai reagir muito mal. Depois que você sair, acontecerá mais ou menos o seguinte:

Primeiro: quando você ligar para os amigos do peito que tinha na antiga empresa, de cada 10, 9 mandarão dizer que estão ocupados e não podem atender.

Segundo: palavras que você nunca tinha ouvido enquanto estava na empresa, como ingrato ou mercenário, passarão a acompanhar o seu nome. E se você tiver ido para uma empresa concorrente, a palavra será: traidor.

Terceiro: todas as coisas boas que você fez, passarão a ser atribuídas a outros colegas ou ao sistema. E as suas eventuais falhas serão amplificadas. Ou seja, o mérito desaparece e a culpa transparece.

Quinto: (NT: não é erro meu, o Max pulou um item mesmo =P)sua ex-empresa estará torcendo pelo seu fracasso, porque se você fracassar, o seu exemplo será usado para mostrar a todos que pedir demissão é um erro.

Digamos então, que você saia e tudo isso aconteça de fato. Qual a conclusão a tirar?

É simples: você estava em uma empresa que valorizava os que ficavam e desvalorizava os que saiam. Logo, a sua única chance de nunca ser criticado seria a de passar a vida inteira trabalhando nela.

Agora, pense na melhor hipótese: a empresa aceitará sua demissão numa boa e ainda lhe oferecerá uma bela festa de despedida. É raro, mas acontece.

Logo, se você recebeu ou receber uma proposta muito tentadora, saia. Ao sair, você descobrirá em que tipo de empresa estava trabalhando.

Se ela tratar a sua decisão com respeito e dignidade, ótimo. E se você for tratado com desprezo, melhor ainda. Isto significa que você estava na empresa errada.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Ana P. disse...

Bão... bãããããooo... eu tenho uma LEVE certeza de que, se eu pedisse demissão, eles iam fazer festa, não pra celebrar comigo... mas mais pra comemorar que finalmente eles iam se livrar de mim!

HUAHUAHUAHUAHUHAUHAUAHUHAUAHUHAUHAUHUAA!

Dois cigarros e um café. disse...

Hhauahuuhauhauha.
Ana Vc é impagável!

Na minha empresa, se eu fosse para uma concorrente, iria fazer uma macumba para eu morrer bem depressa.
Aposto.

Beijundas ^^