2009-02-10

Os oito passos de uma solução holística - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/02/2009, com oito passos para solucionar um problema de forma holística.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**************************************************************************

Os oito passos de uma solução holística

holistica
Numa empresa, resolver um problema é fácil, difícil é resolver um problema de uma maneira holística, envolvendo todos os interessados.

Por exemplo, o seu diretor lhe diz: "A pressão da descarga do banheiro está baixa, resolva o problema". Um funcionário normal faria o quê? Chamaria o seu Geraldo, da manutenção. Mas um funcionário com alto potencial pensa grande, e conhece os oito passos de uma solução holística.

Primeiro passo: envolva mais três pessoas, porque somente a partir de quatro integrantes é que um grupo pode ser chamado de "Comitê de Gestão".

Segundo: convoque um especialista em recursos humanos. Assim à solução do problema poderá ser classificada como sendo de alto impacto motivacional.

Terceiro: convoque um especialista em sistemas. Ele poderá providenciar softwares que meçam, com exatidão, a vazão e a pressão da água.

Quarto: convoque um especialista em finanças. Ele preparará uma planilha de gastos e já deixará pronto um pedido de reforço de verba.

Quinto: convoque um especialista em marketing. Ele criará um slogan para a operação, do tipo: "Mais pressão, mais motivação".

Sexto: convoque um especialista em logística. Ele não tem nada a ver com o problema, mas permitirá que o projeto possa ser chamado de "Logística de alavancagem sistêmica de recursos hídricos".

Sétimo: como ninguém mais consegue memorizar o nome do projeto, contrate uma consultoria externa. Após um mês e várias reuniões, a consultoria irá propor mudar todo o sistema hidráulico do prédio.

Oitavo: apresente os dados ao diretor, indicando que o orçamento já chegou a vários milhões de reais, mas que você tem uma solução mais prática, mais criativa e muito mais barata, que é mandar o seu Geraldo da manutenção trocar a válvula de descarga.

Isso é o que as empresas chamam de approach não holístico da situação.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: