2009-03-23

Dúvidas sobre montagem de currículos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/03/2009, com algumas dicas de como montar um currículo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

Dúvidas sobre montagem de currículos

currículo
Hoje vou responder a algumas consultas de ouvintes sobre montagem de currículos. Começando pelo óbvio, um currículo não precisa ser tão detalhado a ponto de esgotar o assunto: é para isso que existem as entrevistas pessoais. Mas vamos lá.

Qual deve ser o tamanho de um currículo? Se o profissional teve até três empregos na carreira, 1 página. No caso de profissionais com mais de dez anos de experiência e mais de três empregos, 2 páginas. Esticar informações, gastando várias linhas apenas para dizer que coordenou um projeto, passa a impressão de que o profissional não tem muito o que dizer.

Que dados pessoais devem ser colocados? Nome, cidade em que reside, estado civil e telefone ou email para contato. Não devem ser colocado CIC, RG, carteira de motorista ou dados bancários. No segundo estágio do processo, a empresa solicitará os dados pessoais que ela julgar necessários.

Que informações escolares devem ser colocadas? Começando pelo último, devem ser colocados os cursos mais relevantes. Por exemplo, pós-graduação, faculdade e curso técnico. O ensino fundamental não precisa ser mencionado. Ninguém vai duvidar que o profissional sabe ler e escrever.

Quanto a cursos de aperfeiçoamento, devem ser listados apenas aqueles que tiverem relação direta com a função pretendida. Por exemplo, um curso avançado de informática. Gastar linhas e linhas mencionando os seminários de um dia ou palestras, não irá impressionar a quem for ler.

Os idiomas vão junto com os cursos? Não. Vão num quadro a parte. Aqui o importante é a sinceridade. Por exemplo, 3 semestres de inglês na Escola Johnson não revela se o candidato sabe se comunicar em inglês. É recomendável começar a frase com o que de fato importa, inglês fluente. Qualquer outra palavra que for usada, como inglês intermediário ou inglês básico, significa que o candidato não é fluente. Evidentemente, se o idioma foi aprendido no exterior, isso deve ser enfatizado.

Finalmente, é bom evitar informações que são importantes para o candidato, mas não para a empresa, como nome dos filhos, time do coração ou citações bíblicas. Uma tendência atual é a de incluir logomarcas de empresas anteriores no currículo. Se a empresa for referência no mercado, uma logomarca pequena, de fato chama a atenção de quem vai ler. Fotos pessoais também têm efeito positivo.

E uma última dica: mandar dez currículos diferentes e personalizados para dez empresas, com uma carta de um parágrafo, explicando porque gostaria de trabalhar naquela empresa, dá mais resultado do que mandar cem currículos exatamente iguais para cem empresas.

Max Gehringer, para CBN.

7 comentários:

Perdido disse...

Meu currículo vai ter uma página, isso se eu usar espaçamento duplo.

Mas do que eu to reclamando? Sou funcionario publico... XD

Anônimo disse...

Eu acho essa a PIOR parte na hora de procurar emprego...Pior até do que a entrevista.

Ainda mais porque eu sou péssima em coesão, quando começo a escrever e NÃO PÁRO, não paro...não paro mais....rs

Atrê

Ana P. disse...

Concordo com a Atrê.... meu currículo é pobre, visto que, como o Perdido, sou funcionária pública. E mesmo quando eu não era, só trabalhei em duas empresas, uma fiquei 11 meses, e a na outra fiquei 4 meses.

Bah... minha experiência é zero. Zero cursos. Inglês avançado.

Agora... citação biblíca? NO CURRÍCULO??? Isso é mta zueira!

Branca disse...

Boas dicas!

Gostei daqui!

CintiaYamane disse...

Um vez eu ouvi dizer que não é bom colocar foto.. eu não coloco não..

mas se eu nao mencionar as abobrinhas do tipo "palestras, congressos, etc", fica vazio.. XD

Anônimo disse...

terminei o meu curso na área de tecnico de apoio à infância, queria candidatar-me a um emprego numa loja de brinquedos para crianças, tenho como experiencias profissionais estágios, monitora de colonia de ferias e emprego numa fábrica de alimentação...gostaria de saber se devo divulgar esta informação no curriculo ou colocar que nao tenho experiencia.
Obrigada

Andarilho disse...

Eu colocaria. Melhor do que não ter experiência nenhuma.